IMPACTOS DAS REDES SOCIAIS EM RELAÇÃO À AUTOESTIMA E AUTOIMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8724Palavras-chave:
Redes Sociais. Saúde Mental. Autoestima. Autoimagem.Resumo
As redes sociais se tornaram parte do cotidiano e vem se expandindo de forma recorrente, tomando cada vez mais espaço no dia a dia. Em decorrência disso, se torna preocupante quando a frequência começa a se exceder e tomar mais do que o tempo recomendado. De maneira imperceptível, as horas em frente aos aparelhos digitais são mais recorrentes, o que ocasiona uma vida social cada dia mais distante da realidade e tal exposição pode acarretar prejuízos, sejam eles físicos ou psicológicos. Além do exposto, há uma grande influência sobre a autoestima e autoimagem, que acaba criando espaço para gatilhos e questionamentos sobre estilo de vida e imagem corporal, impostos pela mídia e reforçados diariamente no meio social. Devido ao uso exacerbado da tecnologia, essa problemática é pertinente e na contemporaneidade se tornou ainda mais fácil o acesso; basta estar logado à internet e ter um aparelho celular em mãos, com apenas alguns cliques temos acesso a toda e qualquer informação, de todos os lugares do mundo. Surge, portanto, a preocupação com a saúde mental dos usuários, quando há o uso indiscriminado de tal tecnologia, tendo em vista os prejuízos que a exposição desordenada da internet acarreta na vida dos mesmos. Mediante revisão bibliográfica em obras dos últimos 10 anos, o artigo foi construído com a finalidade de abordar os impactos das redes sociais na autoestima e autoimagem dos usuários e demonstrar as contribuições da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), com ferramentas e técnicas no enfrentamento do uso. excessivo e dependência as redes sociais, devolvendo a essas pessoas autonomia e autoestima.
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