INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Laura de Lizieux Lira Madruga Wisdom of Christ University
  • Paulo Romero Procópio Ferreira Lopes Estratego

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8607

Palavras-chave:

Percepção. Repertório Visual. Tridimensional.

Resumo

O presente estudo pretende relacionar algumas condutas com o intuito de proporcionar a melhoria do ensino para pessoas com deficiências visuais. Estas ações serão aplicadas pelos órgãos competentes em cada escola que desejar utilizar tais métodos e executadas pelas pessoas previamente capacitadas e instruídas. As ações apontadas foram as seguintes: Compreender as dificuldades de percepção de detalhes que o aluno apresenta e a necessidade de aproximação da lousa ou do material pedagógico. Facilitar a discriminação de detalhes, potencializando o contraste e a iluminação do material a ser discriminado. Favorecer o desenvolvimento da consciência visual, ajudando o aluno a analisar e interpretar formas mais complexas de objetos e figuras. Favorecer a ampliação do repertório visual do aluno, através de múltiplas experiências, incluindo até ajudas táteis e auditivas quando a visão não for suficiente. Motivar o aluno a construir as imagens mentais a partir da experiência concreta com os objetos para a representação tridimensional e a representação simbólica. Ajudar o aluno a compreender suas reais alterações de campo visual, as dificuldades com escotoma (ponto cego), buscando o melhor posicionamento de cabeça ou do material que favoreça melhor desempenho visual.

Biografia do Autor

Laura de Lizieux Lira Madruga, Wisdom of Christ University

Graduada em Comunicação Social com habilitação em publicidade e propaganda pela UNIESP. Graduada em licenciatura plena em língua inglesa pela Universidade estadual Vale do Acaraú. Pos- graduada pelo SENAC em artes Visuais — Cultura e criação. Especialização em metodologia do ensino da língua inglesa pela UNINTER.   Pós-graduada pela UNIFUTURO em Educação Global, Inteligencias Humanas e Construção da Cidadania. Mestranda pela Wisdom of Christ University. 

Paulo Romero Procópio Ferreira Lopes, Estratego

MBA em Gestão de Projetos e Métodos Ágeis – Estratego, 2021. Ensino Superior - Graduado no Ensino Superior Tecnológico – Designer de Interiores – IFPB, 2015. Ensino Superior - Graduado no Curso de Direito – Bacharel em Direito – UNIPÊ.

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

Madruga, L. de L. L. ., & Lopes, P. R. P. F. . (2023). INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(2), 1091–1120. https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8607