INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8607Palavras-chave:
Percepção. Repertório Visual. Tridimensional.Resumo
O presente estudo pretende relacionar algumas condutas com o intuito de proporcionar a melhoria do ensino para pessoas com deficiências visuais. Estas ações serão aplicadas pelos órgãos competentes em cada escola que desejar utilizar tais métodos e executadas pelas pessoas previamente capacitadas e instruídas. As ações apontadas foram as seguintes: Compreender as dificuldades de percepção de detalhes que o aluno apresenta e a necessidade de aproximação da lousa ou do material pedagógico. Facilitar a discriminação de detalhes, potencializando o contraste e a iluminação do material a ser discriminado. Favorecer o desenvolvimento da consciência visual, ajudando o aluno a analisar e interpretar formas mais complexas de objetos e figuras. Favorecer a ampliação do repertório visual do aluno, através de múltiplas experiências, incluindo até ajudas táteis e auditivas quando a visão não for suficiente. Motivar o aluno a construir as imagens mentais a partir da experiência concreta com os objetos para a representação tridimensional e a representação simbólica. Ajudar o aluno a compreender suas reais alterações de campo visual, as dificuldades com escotoma (ponto cego), buscando o melhor posicionamento de cabeça ou do material que favoreça melhor desempenho visual.
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