INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Laura de Lizieux Lira Madruga Wisdom of Christ University
  • Paulo Romero Procópio Ferreira Lopes Estratego

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8607

Palabras clave:

Percepção. Repertório Visual. Tridimensional.

Resumen

O presente estudo pretende relacionar algumas condutas com o intuito de proporcionar a melhoria do ensino para pessoas com deficiências visuais. Estas ações serão aplicadas pelos órgãos competentes em cada escola que desejar utilizar tais métodos e executadas pelas pessoas previamente capacitadas e instruídas. As ações apontadas foram as seguintes: Compreender as dificuldades de percepção de detalhes que o aluno apresenta e a necessidade de aproximação da lousa ou do material pedagógico. Facilitar a discriminação de detalhes, potencializando o contraste e a iluminação do material a ser discriminado. Favorecer o desenvolvimento da consciência visual, ajudando o aluno a analisar e interpretar formas mais complexas de objetos e figuras. Favorecer a ampliação do repertório visual do aluno, através de múltiplas experiências, incluindo até ajudas táteis e auditivas quando a visão não for suficiente. Motivar o aluno a construir as imagens mentais a partir da experiência concreta com os objetos para a representação tridimensional e a representação simbólica. Ajudar o aluno a compreender suas reais alterações de campo visual, as dificuldades com escotoma (ponto cego), buscando o melhor posicionamento de cabeça ou do material que favoreça melhor desempenho visual.

Biografía del autor/a

Laura de Lizieux Lira Madruga, Wisdom of Christ University

Graduada em Comunicação Social com habilitação em publicidade e propaganda pela UNIESP. Graduada em licenciatura plena em língua inglesa pela Universidade estadual Vale do Acaraú. Pos- graduada pelo SENAC em artes Visuais — Cultura e criação. Especialização em metodologia do ensino da língua inglesa pela UNINTER.   Pós-graduada pela UNIFUTURO em Educação Global, Inteligencias Humanas e Construção da Cidadania. Mestranda pela Wisdom of Christ University. 

Paulo Romero Procópio Ferreira Lopes, Estratego

MBA em Gestão de Projetos e Métodos Ágeis – Estratego, 2021. Ensino Superior - Graduado no Ensino Superior Tecnológico – Designer de Interiores – IFPB, 2015. Ensino Superior - Graduado no Curso de Direito – Bacharel em Direito – UNIPÊ.

Publicado

2023-02-28

Cómo citar

Madruga, L. de L. L. ., & Lopes, P. R. P. F. . (2023). INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(2), 1091–1120. https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8607