UM OLHAR ALÉM DA CONDIÇÃO EMPÁTICA NA PSICANÁLISE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.8426

Palavras-chave:

Psicanálise. Psicologia clínica. Transferência. Empatia.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal incentivar o psicanalista a ter um olhar para além da condição de empatia  no setting terapêutico, para assim chegar em uma confiança sólida do paciente em processo de transferência positiva para um manejo clínico. Para tanto, foram feitas a revisão literária em assuntos de teoria da psicanálise, após a análise da literatura e síntese  das referências localizadas foi possível concluir que a empatia pode ser considerada uma condição no manejo das relações na clínica.

Biografia do Autor

Allyne Evellyn Freitas Gomes, UNINASSAU

Psicóloga Clínica, CRP 02/17920. Mestre em Psicología UFPE. Pós-graduada em Psicopedagogia UNIFACOL (2012). Psicanalista Clínica. Atendimentos online e presencial no derby, Recife e em Vitória de Santo Antão-PE. Professora Universitária UNINASSAU GRAÇAS-PE. Pós-graduada em Saúde Mental com ênfase em Psicanálise. Pós-graduada em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Pós-graduada em Atendimento Educacional Especializado – AEE. Pós-graduada em Psicanálise Clínica Freudiana. Pós-graduada em Psicologia Hospitalar. Suicidologista - Estudos sobre suicídio luto e automutilação. Pesquisadora em doenças Psicossomáticas. Psicóloga Escolar de escolas do estado de SP através do convênio de parceria da plataforma Psicologia Viva com o governo do estado de SP. Realiza atendimentos online e presencial particular e por plano de saúde. Perfil para atendimento online: https://perfil.psicologiaviva.com.br/allynepsO.

Ana Paula de Souza Barbosal, UNINASSAU

UNINASSAU - Graças Recife PE.

Sarah Thalita Bezerra Lacerda de Souza, UNINASSAU

UNINASSAU - Graças Recife PE.

Downloads

Publicado

2023-07-10

Como Citar

Gomes, A. E. F., Barbosal, A. P. de S., & Souza, S. T. B. L. de. (2023). UM OLHAR ALÉM DA CONDIÇÃO EMPÁTICA NA PSICANÁLISE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 2210–2223. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.8426