COMUNICAÇÃO ENQUANTO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO E FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE DE ELITES NO MARANHÃO

https://doi.org/10.29327/211653.6.3-6

Autores

  • Ingrid Pereira de Assis Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Palavras-chave:

Poder. Estratégia. Imigração. Comunicação.

Resumo

Este artigo apresenta parte das apreensões de uma pesquisa desenvolvida durante o mestrado em Ciências Sociais, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Seu foco é no uso dos meios de comunicação como estratégia de fortalecimento de uma identidade para ascensão e a reconversão da notoriedade obtida, por meia dela, em poder nos espaços: econômico, político e intelectual. Utilizaram-se como metodológicos entrevistas em profundidade, para reconstrução das trajetórias dos agentes pesquisados, e análise de discurso a partir de coleta realizada em um blog pertencente à um membro de uma família, para perceber as estratégias de reprodução acionadas por um caso exemplar de família de origem libanesa que migrou para o Estado do Maranhão. Exemplar, pois, as apreensões extraídas desta análise podem ser aplicadas a outros casos semelhantes no Estado.

Biografia do Autor

Ingrid Pereira de Assis, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Bolsista Capes. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, Brasil; mestre em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão; e bacharel em Comunicação Social – Hab. Jornalismo, também pela UFMA. E-mail: ingrid.po.assis@hotmail.com.

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Publicado

2020-03-31

Como Citar

Pereira de Assis, I. (2020). COMUNICAÇÃO ENQUANTO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO E FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE DE ELITES NO MARANHÃO : https://doi.org/10.29327/211653.6.3-6. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(3), 69–74. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/84