COMUNICAÇÃO ENQUANTO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO E FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE DE ELITES NO MARANHÃO
https://doi.org/10.29327/211653.6.3-6
Palavras-chave:
Poder. Estratégia. Imigração. Comunicação.Resumo
Este artigo apresenta parte das apreensões de uma pesquisa desenvolvida durante o mestrado em Ciências Sociais, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Seu foco é no uso dos meios de comunicação como estratégia de fortalecimento de uma identidade para ascensão e a reconversão da notoriedade obtida, por meia dela, em poder nos espaços: econômico, político e intelectual. Utilizaram-se como metodológicos entrevistas em profundidade, para reconstrução das trajetórias dos agentes pesquisados, e análise de discurso a partir de coleta realizada em um blog pertencente à um membro de uma família, para perceber as estratégias de reprodução acionadas por um caso exemplar de família de origem libanesa que migrou para o Estado do Maranhão. Exemplar, pois, as apreensões extraídas desta análise podem ser aplicadas a outros casos semelhantes no Estado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição CC BY