O MUNDO AINDA ASSOMBRADO PELOS DEMÔNIOS: CARL SAGAN E A URGÊNCIA DO PENSAMENTO CRÍTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21066

Palavras-chave:

Ciência. Ciência. Ceticismo. Pensamento crítico. Educação em Ciências.

Resumo

SAGAN, Carl. O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. Trad. Rosaura Eichemberg. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

Fake News, pseudociências e teorias da conspiração: sintomas de uma era marcada pela desinformação. É fato que na sociedade da informação estamos sendo bombardeados a todo instante das mais variadas afirmações, hipóteses, crenças, fofocas e teorias da conspiração advindas dos mais variados meios de comunicação, sobretudo a internet e as redes sociais.
Isso se deve em parte a uma mudança radical de paradigmas na evolução das mídias, que agora tomam ares de extrema agilidade e liquidez, sem que possamos ter tempo necessário para filtrar tais informações recebidas, culminando no consumo desenfreado de ideias esparsas sem qualquer rigor ou critério, tornando os espectadores suscetíveis a uma estratégia de desinformação em massa, uma vez que seu poder de sedução é enorme. Portanto, o senso crítico torna-se uma ferramenta imprescindível em tempos de desinformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodolfo Alves de Macedo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (EHPS/PUC-SP). 

Downloads

Publicado

2025-09-15

Como Citar

Macedo, R. A. de. (2025). O MUNDO AINDA ASSOMBRADO PELOS DEMÔNIOS: CARL SAGAN E A URGÊNCIA DO PENSAMENTO CRÍTICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 1995–1999. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21066