A NATUREZA DA CIÊNCIA E O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DO LIVRO PRÁTICAS PARA COMPARTILHAR

Autores

  • Flávio dos Santos Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB
  • Sergio Luiz Bragatto Boss Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8281

Palavras-chave:

História e Filosofia da Ciência. Ensino de Ciências. Programa Ciência na Escola. Análise de Conteúdo.

Resumo

O objetivo é analisar as sequências didáticas elaboradas pelos professores da rede estadual da Bahia, publicadas no livro Práticas para Compartilhar, utilizando como corpo teórico os aspectos consensuais da natureza da Ciência e o ensino por investigação. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo de Bardin. O resultado denota que um quarto das sequências didáticas publicadas apresentam características de uma atividade investigativa.

Biografia do Autor

Flávio dos Santos Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB

Mestre em Educação Científica e Formação de Professores. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)Professor do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães (Itagi – BA). 

Sergio Luiz Bragatto Boss, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB

Doutor em Educação Para a Ciência, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). 

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

Souza, F. dos S. ., & Boss, S. L. B. . (2023). A NATUREZA DA CIÊNCIA E O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DO LIVRO PRÁTICAS PARA COMPARTILHAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 610–624. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8281