CONTROLE DE QUALIDADE EM ANÁLISE SENSORIAL: UMA REVISÃO

Autores

  • Cláudia Aparecida de Oliveira Instituto Federal de Educação do Triângulo Mineiro
  • Patrícia Lopes Andrade Instituto Federal de Educação do Triângulo Mineiro
  • Thaís Karine de Lima Rezende Instituto Federal de Educação do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7927

Palavras-chave:

Avaliação. Controle. Qualidade de produtos. Tecnologias.

Resumo

A análise sensorial é cada vez mais utilizada na concepção e desenvolvimento de produtos industriais, garantindo a sua competitividade no mercado a que pertencem. Neste artigo, explica-se em que se consiste a análise sensorial e sua utilidade na inovação e desenvolvimento de produtos cárneos industrializados. Aborda-se sobre os principais métodos sensoriais (técnicas tradicionais e modernas), Diferentes tipos de análises sensoriais (analíticas e afetivas), desde métodos convencionais (Análise Descritiva Quantitativa) até novas técnicas sensoriais rápidas (Check All That Apply ou Marque tudo que se aplique, Napping, Flash Profile, Temporal Dominance of Sensations, etc.) têm sido utilizados como técnicas cruciais no desenvolvimento de novos produtos para avaliar a qualidade e a viabilidade comercializável dos novos produtos. Foi utilizada a revisão bibliográfica em bases acadêmicas conceituadas, além de periódicos publicados nos últimos 5 anos. Como resultado, além da apresentação das técnicas supracitadas, discute-se a importância da utilização da análise sensorial de produtos cárneos industrializados, para a indústria e consumidores de uma forma geral.

Biografia do Autor

Cláudia Aparecida de Oliveira, Instituto Federal de Educação do Triângulo Mineiro

Campus Uberlândia — Instituto Federal de Educação do Triângulo Mineiro, Minas Gerais/ Brasil.  https://orcid.org/0000-0002-4821-7159.  

Patrícia Lopes Andrade, Instituto Federal de Educação do Triângulo Mineiro

Professora orientadora. Dra.  Campus Uberlândia do Instituto Federal de Educação do Triângulo Mineiro, Minas Gerais/ Brasil https://orcid.org/ 0000-0002-6798-3748. 

Thaís Karine de Lima Rezende, Instituto Federal de Educação do Triângulo Mineiro

Profa. Voluntária. Coorientadora. Mestre - Campus Uberlândia, Instituto Federal de Educação do Triângulo Mineiro, Minas Gerais/ Brasil https://orcid.org/0000-0001-6976-690X.

Downloads

Publicado

2022-12-09

Como Citar

Oliveira, C. A. de ., Andrade, P. L. ., & Rezende, T. K. de L. . (2022). CONTROLE DE QUALIDADE EM ANÁLISE SENSORIAL: UMA REVISÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 3043–3054. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7927