ABSORÇÃO DE ÁGUA POR CARCAÇAS DE FRANGO RESFRIADAS POR IMERSÃO EM CHILLER INDUSTRIAL: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Isabella Nunes Arantes Instituto Federal do Triângulo Mineiro- IFTM
  • Patrícia Lopes Andrade Instituto Federal do Triângulo Mineiro- IFTM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9869

Palavras-chave:

Carne de frango. Processo de imersão. Qualidade da carne.

Resumo

O Brasil é um dos maiores produtores de carne de frango do mundo, com processos diferenciados e fiscalização rigorosas até o produto chegar ao consumidor final. O resfriamento de carcaças de frango é realizado no Brasil através do processo de imersão em água gelada em resfriadores contínuos conhecidos como chillers. A absorção de água pelas carcaças de frango durante tal processo é uma das características de qualidade que devem ser monitoradas e controladas, uma vez que isso influencia nas outras características de qualidade da carne no valor econômico, além de ser uma variável avaliada pelos órgãos fiscalizadores do Governo. O presente artigo visa entender os fenômenos de transferência de calor e absorção de água pelas carcaças nos chillers por meio de uma revisão de literatura, feita com artigos e monografias selecionados em repositórios acadêmicos e repositórios de Universidades encontrados online. Conclui-se, após realizada a revisão de literatura, que o peso das aves, o tempo de imersão, a temperatura da água, e o tempo de gotejamento influenciam as taxas de absorção de água pelas carcaças.

Biografia do Autor

Isabella Nunes Arantes, Instituto Federal do Triângulo Mineiro- IFTM

Médica veterinária especialista em controle de qualidade em processos alimentícios-Instituto Federal do Triângulo Mineiro- IFTM. 

Patrícia Lopes Andrade, Instituto Federal do Triângulo Mineiro- IFTM

Doutora em zootecnia Professora- IFTM/ Campus Uberlândia. 

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Arantes, I. N., & Andrade, P. L. (2023). ABSORÇÃO DE ÁGUA POR CARCAÇAS DE FRANGO RESFRIADAS POR IMERSÃO EM CHILLER INDUSTRIAL: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 1305–1312. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9869