OS EFEITOS DÉRMICOS DECORRENTES DO DECLÍNIO DE ESTROGÊNIO EM MULHERES PÓS MENOPAUSA

Autores

  • Mayara Leal Centro Universitário UniLS
  • Janaína Felizola Centro Universitário UniLS
  • Pedro Henrique Santos Veloso Centro Universitário UniLS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7835

Palavras-chave:

Estrogênio. Derme. Envelhecimento da pele. Menopausa.

Resumo

Com o melhor desempenho no sistema de saúde, melhores condições de vida e expectativa de vida as mulheres vêm experienciando por cada vez mais anos o período conhecido como pós-menopausa (período marcado pelo esgotamento folicular e importantes alterações bioquímicas e hormonais). O envelhecimento e o pós-menopausa estão associados a diversos fatores (o que engloba desde as alterações bioquímica e hormonais às agressões diretas à derme) que irão influenciar na pele, gerando ressecamento dérmico, diminuição do colágeno, atrofia, má cicatrização e rugas. Este artigo tem como objetivo analisar e citar as principais alterações da derme após a menopausa e suas causas.

Biografia do Autor

Mayara Leal, Centro Universitário UniLS

Graduanda em Biomedicina pelo Centro Universitário UniLS (DF).

Janaína Felizola, Centro Universitário UniLS

Graduanda em Biomedicina pelo Centro Universitário UniLS (DF).

Pedro Henrique Santos Veloso, Centro Universitário UniLS

Especialista em Biomedicina Estética e Anatomia Funcional pela Faculdade AVM. Habilitado em patologia clínica, acupuntura e bioinformática pelo Conselho Regional de Biomedicina da 3ª Região. Graduado em Biomedicina pela Faculdade Anhanguera de Brasília. Professor do curso de pós-graduação em Saúde Estética e dos cursos de graduação em Biomedicina e CST de Estética e Cosmética do Centro Universitário UniLS (DF).

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Leal, M. ., Felizola, J. ., & Veloso, P. H. S. . (2022). OS EFEITOS DÉRMICOS DECORRENTES DO DECLÍNIO DE ESTROGÊNIO EM MULHERES PÓS MENOPAUSA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 2436–2444. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7835