O ENVELHECIMENTO CAPILAR CAUSADO PELO TABAGISMO

Autores

  • Marcio Sousa da Silva Facuminas
  • Carolina Sousa de Sá Leitão Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas- CIESA
  • Katia de Souza Damasceno Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas- CIESA

Palavras-chave:

Tabagismo. Pele. Envelhecimento precoce. Qualidade de vida.

Resumo

O tabagismo provoca alterações na pele acelerando o envelhecimento cronológico de vida, além de trazer vários malefícios ao ser humano. A nicotina, substância encontrada no tabaco, representa um importante papel para esse processo. Ela é responsável pela vasoconstrição que gera diminuição do fluxo sanguíneo acelerando o envelhecimento cutâneo nas camadas da derme e epiderme. No entanto, ela diminui a nutrição e atua na estrutura morfológica e na composição do cabelo, o qual pertence a um grupo de proteína denominada α queratina. O fio do cabelo possui componentes principais: a cutícula, o córtex e um complexo de membrana celular. No córtex estão os grânulos de melanina, cujo tipo e tamanho são responsáveis pela cor do cabelo. Sabe-se que há vários fatores que contribuem para a degradação de suas propriedades além da radiação solar, considerado como um dos fatores externos do envelhecimento. Temos os internos como a nicotina que atua quebrando os aminoácidos causando danos ao DNA do folículo piloso e com a sequência desequilibra outras substâncias responsáveis por controlar o ciclo capilar, ocasionando a perda das propriedades naturais dos fios e precocemente o branqueamento dos cabelos. O objetivo deste trabalho visa esclarecer a relação tabagista e o envelhecimento precoce cutâneo e capilar causado pelo cigarro e seus riscos para saúde, a fim de orientar a sociedade o abandono do cigarro, promovendo melhor qualidade de vida.

Biografia do Autor

Marcio Sousa da Silva, Facuminas

Graduado em Estética e Cosmética pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (2015). Pós Graduado com especialização em Docência Universitária na faculdade salesiana Dom Bosco em Manaus (2018). Pós-graduado com especialização em Biomedicina Estética Avançada pela Facuminas 2022. Pós Graduado com especialização em Terapias Capilares pela Facuminas em 2022.especialização pela Infoco 2018, em Eixo em administração Pública municipal, eixo em licitações em contratos com capacitação em administração de conflitos nas organizações, planejamento estratégico de indicadores de desempenho institucional, conduta ética nas organizações públicas, comunicação organizacional. E-mail: marcio45silvasousa@gmail.com.

Carolina Sousa de Sá Leitão, Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas- CIESA

Doutora em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva. Mestre em Biologia Urbana. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Animal, atuando nas áreas de genética da conservação, genética de populações, evolução e marcadores moleculares. Atua como docente da rede estadual de ensino (Secretaria de Educação e Desporto- SEDUC) e no Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA). 

Katia de Souza Damasceno, Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas- CIESA

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (2017) e graduação em Fisioterapia pela Universidade Paulista (2008). Atualmente é professora do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Downloads

Publicado

2022-06-20

Como Citar

Silva, M. S. da ., Leitão, C. S. de S. ., & Damasceno, K. de S. . (2022). O ENVELHECIMENTO CAPILAR CAUSADO PELO TABAGISMO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12–81. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/5882

Edição

Seção

E-books

Categorias