PREVALÊNCIA DA INSUFICIÊNCIA/DEFICIÊNCIA DA VITAMINA D E SUA RELAÇÃO COM CÁLCIO E PARÂMETROS BIOQUÍMICOS EM PACIENTES COM FIBROSE CÍSTICA: UMA REVISÃO

Autores

  • Karina Leilane Tavares Lins FABEX/CBPEX
  • Islane Cristina Martins Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.755

Palavras-chave:

Estudos transversais. Vitamina D. Fibrose cística.

Resumo

Introdução:  O comprometimento pulmonar é responsável por mais de 85% da mortalidade pela doença da fibrose cística no mundo. Pessoas estão morrendo e pouco tem sido feito a respeito dessa situação. Objetivo: Realizar uma revisão integrativa da literatura a fim de compreender a prevalência da insuficiência/deficiência da vitamina de sua relação com cálcio e parâmetros bioquímicos em pacientes com fibrose cística. Materiais e Métodos: Foi feito um levantamento da literatura em abril de 2020, nas bases de dados Periódicos CAPES, Google Acadêmico e Pubmed. Os descritores utilizados foram os seguintes: ‘’Estudos transversais” AND ‘’Vitamina D” AND ‘’Fibrose cística” AND ‘’Prevalência’’ AND ‘’Deficiência’’ e, em inglês, ‘’Cross-Sectional Studies’’ AND ‘’Vitamin D’’ AND ‘’Cystic Fibrosis’’AND ‘’Epidemiology’’AND “Avitaminosis’’ em todas as bases de dados. A busca permitiu identificação de quatro artigos que se adequaram aos critérios estabelecidos. Resultados: A partir dos dados observados, foi possível constatar que em 50% dos artigos fizeram menção de que foi comprovado a associação com menores níveis de vitamina D e exacerbações pulmonares, os demais artigos não puderam comprovar a deficiência da vitamina D com a piora dos casos de fibrose cística. Conclusão: Os artigos possuem baixo nível de evidência, porém permitem sugerir  que a deficiência de vitamina D pode influenciar negativamente no prognóstico dos pacientes acometidos pela fibrose cística.

Biografia do Autor

Karina Leilane Tavares Lins, FABEX/CBPEX

Karina Leilane Tavares Lins, Enfermeira Graduada pelo Centro Universitário de João Pessoa-UNIPÊ, Especialista em Centro cirúrgico e CME (FABEX/CBPEX), Pós- graduanda em Dermatologia e Estética (CEFAPP). E-mail: karina_leilane@hotmail.com.

Islane Cristina Martins, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Doutora em Neurociências pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Aplicada à Saúde Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Neurociências pelo Programa de Pós-graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento POSNEURO/UFPE, Biomédica UFPE. E-mail: islanemartins@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Lins, K. L. T. ., & Martins, I. C. (2021). PREVALÊNCIA DA INSUFICIÊNCIA/DEFICIÊNCIA DA VITAMINA D E SUA RELAÇÃO COM CÁLCIO E PARÂMETROS BIOQUÍMICOS EM PACIENTES COM FIBROSE CÍSTICA: UMA REVISÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(3), 44–58. https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.755