SISTEMA DO TRÁFEGO INTERNACIONAL: SUBSÍDIO PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

  • José César Pontes Moreira Universidade Federal do Ceará
  • Paulo Roberto de Lima Carvalho Universidade Estadual do Ceará
  • Cláudio Rogério Carneiro Pimentel Universidade federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.751

Palavras-chave:

Gestão pública. Tráfego internacional. Segurança. Saúde. Economia.

Resumo

RESUMO: O objetivo deste trabalho é analisar o Sistema do Tráfego Internacional (STI) de forma a identificar os elementos existentes na base de dados passíveis de tratamento estatístico, aptos a subsidiar os governos Federal, Estadual e Municipal na elaboração de políticas públicas nos diversos setores. Para isso, será utilizada a base de dados “online” do Sistema do Tráfego Internacional (STI), do DPF, a amostra será constituída de dados de cinco anos, compreendido no período de 01 janeiro de 2008 a 31 de Dezembro de 2012, em nível nacional. Os métodos observacional, entrevista informal, da pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental e aplicação de questionário.  A coleta de dados primários foi realizada mediante acesso direto ao STI. As entrevistas foram realizadas com 15 especialistas, servidores públicos das esferas federal, estadual e municipal, das áreas da segurança, da educação e saúde. Os especialistas apontaram categorias como útil para o controle do fluxo migratório, além de servir para quantificar e dimensionar os serviços de migração para adequação dos padrões internacionais dado foi apontado como útil para o controle do fluxo migratório, além de servir para quantificar e dimensionar os serviços de migração para adequação dos padrões internacionais. Concluiu-se que há falta de integração das bases de dados dos sistemas informáticos públicos, o que contribui para um aumento dos custos de produção de informação, em razão de dificultar o reaproveitamento de dados armazenados por outros órgãos da administração pública, sendo viável a aplicação prática dos respectivos dados atualmente disponíveis.

 

Biografia do Autor

José César Pontes Moreira, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Economia Rural e graduado em Ciências Econômicas pela UFC. Atualmente é Diretor de Extensão e economista da UFC. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: administração pública, agricultura familiar, gestão pública, serviço público e cooperativismo. E-mail: cesarpontes@ufc.br.

Paulo Roberto de Lima Carvalho, Universidade Estadual do Ceará

Advogado e administrador de empresas, professor, palestrante, escritor e articulista. Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Execução de Políticas de Segurança Pública; especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Gama Filho (2009). Integrante do Laboratório de Políticas de Defesa e Segurança Pública (LEPDESP). E-mail:
contato@paulocarvalho.adv.br.

Cláudio Rogério Carneiro Pimentel, Universidade federal do Ceará

Teólogo formado pela Faculdade de Teologia de Fortaleza – (FATEFOR) em 2015. Graduando em Tecnologia em Gestão da Qualidade pela Universidade Federal do Ceará – (UFC). Técnico-administrativo em educação na Universidade federal do Ceará. Chefe da Seção de Apoio à Educação Continuada da Pró-reitora de Extensão da UFC. E-mail: rogerufc@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-03-31

Como Citar

Moreira, J. C. P. ., Carvalho, P. R. de L. ., & Pimentel, C. R. C. . (2021). SISTEMA DO TRÁFEGO INTERNACIONAL: SUBSÍDIO PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(3), 20–32. https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.751