O LUGAR DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA EM ALGUNS CURSOS DE LETRAS DO RS

https://doi.org/10.29327/211653.6.2-7

Autores

  • André Natã Mello Botton PUCRS

Palavras-chave:

Literatura Brasileira Contemporânea. Ensino Superior. Letras.

Resumo

Este trabalho pretende discutir o lugar da literatura brasileira contemporânea dentro de Instituições de Ensino Superior (IES). A partir da análise de alguns currículos dos cursos de Letras, mais especificamente, as ementas das disciplinas, de instituições privadas e públicas do Rio Grande do Sul, procuramos ver em quais delas está inserida a disciplina de “Literatura Brasileira Contemporânea” ou alguma que faça referência à literatura brasileira atual. Para isso, procuramos discutir a ideia da educação como maneira de apropriação ou não de discursos, segundo Foucault, e também conceituar “contemporâneo”, segundo Agamben e Barberena, para analisar a aplicação desse conceito nas disciplinas. Mais do que dar respostas, este trabalho quer levantar questões acerca do lugar dado à literatura brasileira contemporânea nos cursos de Letras. 

Biografia do Autor

André Natã Mello Botton, PUCRS

Mestre em Letras – Teoria da Literatura, PUCRS, Porto Alegre/Brasil.

Downloads

Publicado

2020-02-29

Como Citar

Natã Mello Botton, A. (2020). O LUGAR DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA EM ALGUNS CURSOS DE LETRAS DO RS : https://doi.org/10.29327/211653.6.2-7. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(2), 85–96. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/75