O LUGAR DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA EM ALGUNS CURSOS DE LETRAS DO RS
https://doi.org/10.29327/211653.6.2-7
Palavras-chave:
Literatura Brasileira Contemporânea. Ensino Superior. Letras.Resumo
Este trabalho pretende discutir o lugar da literatura brasileira contemporânea dentro de Instituições de Ensino Superior (IES). A partir da análise de alguns currículos dos cursos de Letras, mais especificamente, as ementas das disciplinas, de instituições privadas e públicas do Rio Grande do Sul, procuramos ver em quais delas está inserida a disciplina de “Literatura Brasileira Contemporânea” ou alguma que faça referência à literatura brasileira atual. Para isso, procuramos discutir a ideia da educação como maneira de apropriação ou não de discursos, segundo Foucault, e também conceituar “contemporâneo”, segundo Agamben e Barberena, para analisar a aplicação desse conceito nas disciplinas. Mais do que dar respostas, este trabalho quer levantar questões acerca do lugar dado à literatura brasileira contemporânea nos cursos de Letras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição CC BY