O NASCER DE UM CONCEITO UNIVERSAL: REFUGIADOS E RESSONÂNCIAS COLONIAIS

Autores

  • Helder Souza da Silva Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande - CETEP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7437

Palavras-chave:

Refugiado. Definição. Universal.

Resumo

 A definição de refugiado se encontra pautada em um preceito aplicado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como “universal”. Quem pretende buscar refúgio, depende, necessariamente da conceituação clássica da Convenção de Genebra de 1951, para que tenha a probabilidade de receber alguma assistência social, técnica e financeira do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Muito embora exista a ideologia do instrumento ser universal, pensado para englobar todas as causas possíveis de refúgio, nem todas as pessoas se encaixam nessa definição, por consequência da rigidez imposta e restritiva, revelando sua inadequação e insuficiência no canário atual. Estudiosos e Ativistas da disciplina questionam frequentemente a definição de refugiado prescrita na Convenção de Genebra de 1951, entendendo que o firmamento do conceito foi arquitetado a partir de um local privilegiado.

Biografia do Autor

Helder Souza da Silva, Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande - CETEP

Mestrando em Ciências Humanas e Sociais na Universidade Federal do Oeste da Bahia; Bacharel em Direito pelo Centro Universitário São Francisco de Barreiras-Ba; Cursando Licenciatura em Ciências Sociais pela Faculdade IBRA; Advogado, especialista em Direito Público e Direito do Consumidor; Professor da Rede Pública de Ensino do Estado da Bahia, lotado na cidade de Barreiras-BA,no Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande - CETEP-BRG. 

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Silva, H. S. da . (2022). O NASCER DE UM CONCEITO UNIVERSAL: REFUGIADOS E RESSONÂNCIAS COLONIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 114–137. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7437