IMPACTOS DA IMPLANTAÇÃO DO E-SOCIAL NO SETOR PÚBLICO NAS PREFEITURAS DE BANDEIRANTES E CORNÉLIO PROCÓPIO

Autores

  • Vitor Hugo Fabian Siqueira Universidade Estadual do Norte do Paraná- UENP
  • João Marcos Norberto Cavalcanti Universidade Estadual do Norte do Paraná- UENP
  • Luciano Matias Diniz Universidade Federal do Paraná- UFPR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7255

Palavras-chave:

E-Social. Impactos. Implantação.

Resumo

Este artigo busca verificar os impactos nas prefeituras de Bandeirantes e Cornélio Procópio causados pela implantação do projeto que alterou as rotinas dos profissionais contábeis, o e-Social. Ademais, visa contribuir com outros pesquisadores sendo base para futuras consultas. Para isso, foi desenvolvido um questionário com perguntas pertinentes à implantação nas prefeituras em análise. Como fundamentação teórica este estudo se baseia em pesquisa bibliográfica, apresentando um histórico da escrituração contábil, do programa Sped e do projeto e-Social, abordando ainda, estudos relacionados aos impactos e as dificuldades advindas da inserção. Os resultados demonstram que os responsáveis do departamento de pessoal obtiveram sucesso no enfrentamento das dificuldades até o momento e consideram a ferramenta como algo que simplifica as rotinas. Todavia, compreendem a importância de continuarem desenvolvendo seus conhecimentos.

Biografia do Autor

Vitor Hugo Fabian Siqueira, Universidade Estadual do Norte do Paraná- UENP

Graduando do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). vitorsiqueira10@hotmail.com.

João Marcos Norberto Cavalcanti, Universidade Estadual do Norte do Paraná- UENP

Graduando do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). joaomarcos070701@gmail.com.

Luciano Matias Diniz, Universidade Federal do Paraná- UFPR

Professor Orientador. Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

 

Downloads

Publicado

31/10/2022

Como Citar

Siqueira, V. H. F. ., Cavalcanti, J. M. N. ., & Diniz, L. M. . (2022). IMPACTOS DA IMPLANTAÇÃO DO E-SOCIAL NO SETOR PÚBLICO NAS PREFEITURAS DE BANDEIRANTES E CORNÉLIO PROCÓPIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 1529–1443. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7255