APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS: ALIMENTOS ALTERNATIVOS DE BAIXO CUSTO COM ALTO VALOR NUTRICIONAL NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO CARENTE

Autores

  • Paula Araújo Patriota Costa Silva Universidade dos Guararapes - UNIFG / PE
  • Rita Maria de Souza Universidade dos Guararapes - UNIFG/ PE
  • Simone Maria de Souza Universidade dos Guararapes - UNIFG/ PE
  • Luana Ellen dos Santos Lucas Universidade dos Guararapes - UNIFG/PE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7249

Palavras-chave:

Partes não convencionais dos alimentos. Baixo custo. Compostos funcionais. Carência Nutricional. População de baixa renda.

Resumo

O aproveitamento integral dos alimentos é uma alternativa capaz de propiciar às pessoas um melhor consumo nutricional, economia de alimentos, ajuda na melhoria da qualidade de vida da população e diminuir os impactos causados no meio Ambiente. Apesar de todos os benefícios relacionados a essa prática, muitos desconhecem o valor nutritivo contido nas partes vistas como “menos atrativas” dos alimentos. Este artigo é uma revisão bibliográfica a respeito de alimentos alternativos de baixo custo e melhor eficácia. A pesquisa foi realizada a partir de artigos científicos nacionais publicados entre os anos de 2000 à 2020 consultados através de bases de dados como Scielo, Google Acadêmico, BDTD, ANVISA e FAO. Nos dias de hoje a produção diária de alimentos é o suficiente para alimentar toda população. Apesar disso, a fome ainda mata uma pessoa a cada 3,5 segundos no mundo. Pensando nisso, o presente artigo teve como objetivo fazer um levantamento bibliográfico sobre as maneiras pelas quais o aproveitamento integral dos alimentos se torne em compostos funcionais com alto valor nutricional para a melhoria na qualidade vida e prevenção de doenças crônicas na população de baixa renda, bem como proporcionando autonomia e estimulando a diversificação dos hábitos alimentares, melhorando a qualidade nutricional e consequentemente amenizar possíveis carências alimentar.

Biografia do Autor

Paula Araújo Patriota Costa Silva, Universidade dos Guararapes - UNIFG / PE

Graduada em bacharelado da nutrição pela Universidade dos Guararapes - UNIFG / PE; pós-graduada em nutrição materno-infantil e pós-graduanda em nutrição com ênfase na obesidade e emagrecimento. Após 15 anos como gestora de pessoas, encontrou na nutrição um estilo de vida e uma forma de contribuir para construção de uma sociedade mais consciente no que se refere à melhoria da saúde e prevenção de doenças de uma coletividade.  E-mail: paulapatriota@hotmail.com.

Rita Maria de Souza, Universidade dos Guararapes - UNIFG/ PE

Graduada em bacharelado em nutrição pela Universidade dos Guararapes - UNIFG/ PE. Se encontrou na área de saúde, mas precisamente em Nutrição. Hoje busca melhorar a qualidade e estilo de vida de todos em sua volta.  E-mail: ritinha20009@live.com.  

Simone Maria de Souza, Universidade dos Guararapes - UNIFG/ PE

Graduanda em bacharelado em nutrição pela Universidade dos Guararapes - UNIFG/ PE. Sempre quis atuar na área da saúde, mas não sabia qual, até que por acaso resolvi cursar nutrição e me encontrei. Busco melhoria e qualidade de vida para as pessoas através da alimentação saudável. E-mail: simonesouzacs@gmail.com.

Luana Ellen dos Santos Lucas, Universidade dos Guararapes - UNIFG/PE

Bacharel em Nutrição pela Universidade dos Guararapes - UNIFG/PE, atuante na área de Nutrição social, com atividades voltadas à alimentação saudável e qualidade de vida. Encontrei na nutrição um meio de ajudar a população carente assim, prevenindo, promovendo e recuperando saúde.  E-mail: luanaellennutri@gmail.com.

Downloads

Publicado

31/10/2022

Como Citar

Silva, P. A. P. C. ., Souza, R. M. de ., Souza, S. M. de ., & Lucas, L. E. dos S. . (2022). APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS: ALIMENTOS ALTERNATIVOS DE BAIXO CUSTO COM ALTO VALOR NUTRICIONAL NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO CARENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 1466–1479. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7249