O TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS CASOS BRASILEIROS NO SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Sarah Lopes Araújo Escola Superior da Advocacia do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7211

Palavras-chave:

Trabalho escravo contemporâneo. Dignidade da Pessoa Humana. Caso José Pereira vs Brasil. Caso Fazenda Brasil Verde vs Brasil.

Resumo

O trabalho escravo contemporâneo é um problema que assola o Brasil até os dias atuais. No país da Constituição Cidadã, em que a base do sistema é a dignidade da pessoa humana, muito foi feito no ordenamento jurídico nacional para combater a questão. Alguns acontecimentos foram fundamentais para essa evolução normativa, dentre os quais se destaca o acionamento do sistema interamericano de proteção dos direitos humanos através dos casos José Pereira vs Brasil e Fazenda Brasil Verde vs Brasil. Apesar disso, encontrar trabalhadores em condições análogas a de escravos ainda é uma realidade brasileira.

Biografia do Autor

Sarah Lopes Araújo, Escola Superior da Advocacia do Piauí

Bacharela em Direito pelo Instituto Camillo Filho. Pós-graduada em Direito do Trabalho e Previdenciário pela Escola do Legislativo do Piauí-Faculdade Ademar Rosado. Pós-graduada em Direito Constitucional e Administrativo pela Escola Superior da Advocacia do Piauí. Email: sarahlaraujo17@gmail.com.

Downloads

Publicado

31/10/2022

Como Citar

Araújo, S. L. . (2022). O TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS CASOS BRASILEIROS NO SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 994–1008. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7211