DIREITO AO ESQUECIMENTO: A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS NO DIREITO AO ESQUECIMENTO

Autores

  • Caroline Oliveira Santos Centro Universitário Una de Contagem
  • Rafaela Neves Drumond Centro Universitário Una de Contagem

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7160

Palavras-chave:

Direito ao esquecimento. Influência da Mídia. Direito à Privacidade. Liberdade de Expressão. Mídias.

Resumo

O objetivo específico deste artigo é demonstrar a influência da mídia no Direito ao esquecimento e como esta influência pode causar impactos na reinserção social de um transgressor. Neste trabalho evidenciaremos a problematização nos casos de grande repercussão midiática e o conflito entre o Direito ao esquecimento, direito à privacidade e a liberdade de expressão. A frequente problematização nos casos de grande repercussão midiática demonstra como a mídia é capaz de influenciar e impulsionar o julgamento da sociedade quando atua de forma desenfreada. Tal comportamento afeta o ordenamento jurídico porque ainda que a aplicabilidade da pena tenha sido eficaz e cumpra sua função social, sempre haverá um conflito acerca do direito. Para alcançar tal objetivo, elucidaremos alguns casos de transgressores reais, as diferentes decisões e posicionamentos acerca da aplicabilidade do Direito ao Esquecimento e a dificuldade de reinserção deste na sociedade, porque ainda que cumprida a função social da pena, nem sempre lhe é conferida aplicabilidade do Direito ao esquecimento.

Biografia do Autor

Caroline Oliveira Santos, Centro Universitário Una de Contagem

Acadêmica do Curso de Direito do Centro Universitário Una de Contagem. Artigo apresentado como requisito parcial para a conclusão do Curso de Graduação em Direito da Una Contagem. Contagem, 2022.

Rafaela Neves Drumond, Centro Universitário Una de Contagem

Acadêmica do Curso de Direito do Centro Universitário Una de Contagem. Artigo apresentado como requisito parcial para a conclusão do Curso de Graduação em Direito da Una Contagem. Contagem, 2022.

Downloads

Publicado

31/10/2022

Como Citar

Santos, C. O. ., & Drumond, R. N. . (2022). DIREITO AO ESQUECIMENTO: A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS NO DIREITO AO ESQUECIMENTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 762–781. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7160