AS REPRESENTAÇÕES DAS "NAÇÕES" BRASILEIRAS NOS ENREDOS DAS ESCOLAS DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO

https://doi.org/10.29327/211653.6.2-4

Autores

  • Antonio Henrique de Castilho Gomes SESC

Palavras-chave:

Nação. Representação. Samba.

Resumo

O carnaval carioca tem sido ao longo de todo o século XX e deste início de século XXI, uma das manifestações culturais mais importantes do cenário brasileiro. Ao longo de sua história, uma instituição surgida na virada dos anos de 1920 para os anos de 1930, foi se tornando protagonista: a escola de samba. Herdeiras diretas dos blocos carnavalescos, dos ranchos e das grandes sociedades, as escolas de samba em um movimento antropofágico, foram devorando e reprocessando elementos oriundos destas outras manifestações culturais, vinculados ao carnaval, quer populares ou não. Nosso objetivo, pretensioso como sempre está focado no enredo, não na realização de um tratado acerca da História do enredo ou do seu significado e muito menos de como ele é pensado e desenvolvido. O que pretendemos de fato é entender como a ideia de nação brasileira (com todos os riscos que esta ideia carrega) foi representada nos enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro, e como tais representações podem nos auxiliar a compreender os deslocamentos que tais ideias sofreram ao longo dos séculos XX e XXI.

Biografia do Autor

Antonio Henrique de Castilho Gomes, SESC

Professor Doutor, na Escola SESC de Ensino Médio. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.

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Publicado

2020-02-29

Como Citar

Henrique de Castilho Gomes, A. (2020). AS REPRESENTAÇÕES DAS "NAÇÕES" BRASILEIRAS NOS ENREDOS DAS ESCOLAS DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO : https://doi.org/10.29327/211653.6.2-4. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(2), 52–64. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/71