ANÁLISE ESPACIAL DA INCIDÊNCIA DE HERNIORRAFIA ABDOMINAL NO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Stella Maria Caetano Casagrande Centro Universitário Ingá
  • Mariana Teixeira da Silva Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7028

Palavras-chave:

Análise espacial. Hérnia abdominal. Herniorrafia. Incidência.

Resumo

Os procedimentos cirúrgicos para correção de hérnia têm aumentado em todo Brasil. Afim não somente da correção da protusão mas da melhor condição de vida da população acometida pela patologia. O seguinte estudo teve o objetivo de avaliar o perfil sociodemográfico e localização espacial das incidências do procedimento cirúrgico de herniorrafia abdominal, sendo elas, exclusivamente, de procedimentos realizados em região umbilical e inguinal no Estado do Paraná e a procura em suas 399 cidades. Os dados foram coletados no DATASUS utilizando o Sistema de Informações Hospitalares (SIH-RD), com os CID’S: K40.0 e K42.0 e analisados posteriormente em gráficos e tabelas com as variáveis principais evidenciando sexo, idade, óbitos e números totais dos procedimentos. Para a análise espacial evidenciou-se as cidades com maior e menor procura pelo procedimento de herniorrafia segundo município de residência. Sendo a herniorrafia um procedimento com grande procura no estado do Paraná com grande predominância no sexo masculino, ainda temos o empasse de que  temos poucas cidades as quais fazem a operação ocorrendo o deslocamento de pacientes para a cidade de referência mais próxima nos mostrando o déficit de acessibilidade em que o Estado do Paraná se encontra com o procedimento.

Biografia do Autor

Stella Maria Caetano Casagrande, Centro Universitário Ingá

Graduanda de Enfermagem, Centro Universitário Ingá. E-mail: enf.stellacasagrande@gmail.com.

Mariana Teixeira da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Enfermagem - Centro Universitário Ingá, Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá. Email: prof.marianasilva@uninga.edu.br.

Downloads

Publicado

31/10/2022

Como Citar

Casagrande, S. M. C. ., & Silva, M. T. da . (2022). ANÁLISE ESPACIAL DA INCIDÊNCIA DE HERNIORRAFIA ABDOMINAL NO ESTADO DO PARANÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 369–379. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7028