UM PANORAMA DA SÍFILIS GESTACIONAL NO QUARTO MUNICÍPIO MAIS RICO E POPULOSO DE SÃO PAULO

Autores

  • José Vitor Josias Palermo dos Santos Universidade de Vassouras
  • Renan Alexandre Baptista Bonancim Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6918

Palavras-chave:

Sífilis. Sífilis na Gestação. Sífilis Congênita. IST. Epidemiologia, Saúde Pública.

Resumo

Doença Infecto Contagiosa, a Sífilis é uma infecção causada pelo Treponema Pallidum, podendo ser transmitida por via sexual, transfusão sanguínea, aleitamento materno, contato com objetos contaminados e de forma vertical. Esta representa um grande problema de saúde pública, devido ao aumento de risco para inúmeras condições fetais, como morte perinatal, parto pré-termo, baixo peso ao nascimento, anomalias congênitas, sífilis ativa no recém-nascido e sequelas à longo prazo, como surdez e acometimento neurológico. Apesar de possuir tratamento de baixo custo e eficaz, a sífilis na gestante se mostra uma preocupação mundial, devido ao grande aumento de sua incidência ao longo dos últimos anos. O presente estudo, por meio de dados disponíveis no DATASUS – Sistema de Informação de Agravos e Notificações (SINAN), busca evidenciar o aumento dessa doença evitável em São Bernardo do Campo, o quarto maior município do Estado de São Paulo em termos de população e receitas orçamentárias realizadas, bem como relatar os dados epidemiológicos das gestantes acometidas pela sífilis entre os anos de 2010 e 2019.

Biografia do Autor

José Vitor Josias Palermo dos Santos, Universidade de Vassouras

Discente do Curso de Medicina da Universidade de Vassouras – Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: josevitorjps@gmail.com.

Renan Alexandre Baptista Bonancim, Universidade de Vassouras

Docente do Curso de Medicina da Universidade de Vassouras – Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: renan.bonancim@gmail.com.

 

 

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Santos, J. V. J. P. dos ., & Bonancim, R. A. B. . (2022). UM PANORAMA DA SÍFILIS GESTACIONAL NO QUARTO MUNICÍPIO MAIS RICO E POPULOSO DE SÃO PAULO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 864–883. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6918