A UTILIZAÇÃO E APLICAÇÃO DA IMPRESSORA 3D NA ÁREA DE SAÚDE

Autores

  • Ariane da Silva Carreira Universidade de Vassouras
  • Diego Gonçalves dos Santos Manso Universidade de Vassouras
  • Guilherme Granadeiro Monteiro Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6896

Palavras-chave:

Impressora 3D. Saúde. Tecnologia.

Resumo

O presente trabalho pretende apresentar uma retrospectiva de quando foi criada a impressão 3D suas aplicações iniciais e seus avanços até ser usada na área da saúde, com a criação de tecidos vivos, personalização de órteses e próteses, modelos anatômicos entre inúmeras outras funções. O objetivo desse estudo é, portanto, abordar quais são os atuais usos da tecnologia 3D na medicina, discutindo as inúmeras possibilidades de aplicações futuras para essa técnica. Como materiais e métodos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa realizada através de uma revisão sistemática da literatura atual. Dentro dos resultados, é importante salientar que as peças tridimensionais permitiram com que várias áreas da saúde se beneficiassem desde a utilização de protótipos de coluna vertebral, criação de uma calota craniana até a impressão de pele. Destacando algumas dificuldades como custo e tempo de produção. A pesquisa propõe compreender as causas e efeitos do tema apresentado assim como uma descrição do mesmo trazendo informações relevantes para os profissionais interessados.

Biografia do Autor

Ariane da Silva Carreira, Universidade de Vassouras

Graduanda do curso de Engenharia de Produção da Universidade de Vassouras;

Diego Gonçalves dos Santos Manso, Universidade de Vassouras

Graduando do curso de Engenharia de Produção da Universidade de Vassouras;

Guilherme Granadeiro Monteiro, Universidade de Vassouras

Graduando do curso de Engenharia de Produção da Universidade de Vassouras.Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção de Título em Engenharia de Produção pela Universidade de Vassouras. Orientador: MSc. Adauri Silveira Rodrigues Junior; Coorientadores: MSC Cesar da conceição; MSC Luiz Felipe Caramez Beterges.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Carreira, A. da S. ., Manso, D. G. dos S. ., & Monteiro, G. G. . (2022). A UTILIZAÇÃO E APLICAÇÃO DA IMPRESSORA 3D NA ÁREA DE SAÚDE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 340–354. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6896