EFEITO CARCINOGÊNICO OU ANTICARCINOGÊNICO DO EXTRATO AQUOSO DA CASCA DE JABUTICABA (PLINIA CAULIFLORA): UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Tiago Meneses de Souza Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM
  • Bethânia Cristhine de Araújo Centro Universitário de Patos de Minas- UNIPAM
  • Jeyson Cesary Lopes Centro Universitário de Patos de Minas- UNIPAM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6894

Palavras-chave:

Jabuticaba. Antocianinas. Câncer.

Resumo

A espécie Plinia cauliflora, que produz a jabuticaba como fruto, se destaca dentro da flora brasileira pelas suas propriedades medicinais. Dentre os componentes da jabuticaba, a casca possui a maior concentração de substâncias de interesse a saúde, além de sua atividade antitumoral. O objetivo do referente projeto foi realizar um levantamento bibliográfico de artigos relacionados ao potencial carcinogênico ou anticarcinogênico de jabuticabas, em especial do extrato aquoso da casca de P. cauliflora. O presente estudo aborda uma revisão integrativa em que foi usada a questão norteadora: “O extrato aquoso da casca de jabuticaba (P. cauliflora) tem algum efeito carcinogênico ou anticarcinogênico?” Segundo revisão feita por Wu; Long; Kennelly (2013), as partes comestíveis da jabuticaba contêm evidências de atividade citotóxica, antiproliferativa, antimutagênico, regeneração celular e, especialmente, anticâncer devido a concentração de antocianinas. Lamas et. al (2020) observa que o extrato da casca de jabuticaba diminui o espectro de moléculas oxidativas e infamatórias de uma lesão provocada pelo câncer de próstata. Lin et. al. (2016) as partes da planta ou os extratos de P.caluliflora podem ter efeito benéfico contra a leucemia, pois contém compostos como ácido elágico, quercetina e antocianinas, importantes na prevenção de câncer e atividade antitumoral. Não foram detectados efeitos carcinogênicos da jabuticaba até então. Entretanto muitas pesquisas mostram inúmeros potenciais anticâncer de várias espécies de jabuticaba, mas estes estudos ainda são muito incipientes, o que requer mais pesquisas voltadas para outros tipos de câncer. Os tipos de câncer detectados nessa revisão foram câncer de cólon, próstata, mama e leucemia e foi Verificado principalmente o potencial antioxidante das jabuticabas.

Biografia do Autor

Tiago Meneses de Souza, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Discente de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM, E-mail: tiagoms1998@gmail.com.

Bethânia Cristhine de Araújo, Centro Universitário de Patos de Minas- UNIPAM

Mestrado em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora Assistente do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas/ UNIPAM E-mail: bethania@unipam.edu.br.

Jeyson Cesary Lopes, Centro Universitário de Patos de Minas- UNIPAM

Doutorado em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor adjunto do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Patos de Minas/ UNIPAM, E-mail: jeysoncl@unipam.edu.br.

 

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Souza, T. M. de ., Araújo, B. C. de ., & Lopes, J. C. . (2022). EFEITO CARCINOGÊNICO OU ANTICARCINOGÊNICO DO EXTRATO AQUOSO DA CASCA DE JABUTICABA (PLINIA CAULIFLORA): UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 421–437. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6894