INCIDÊNCIA DE CÂNCER DE BOCA NO MUNICÍPIO DE PORTO SEGURO: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL

Autores

  • Fernanda Xavier Viana FACISA
  • Emanuel Vieira Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas
  • Fabrício Silva Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13906

Palavras-chave:

Câncer Bucal. Odontologia. Incidência.

Resumo

A população do Extremo Sul da Bahia enfrenta desafios significativos em relação à saúde bucal, especialmente no que diz respeito ao câncer bucal. A falta de acesso à informação é um fator crucial que pode impactar negativamente na prevenção, diagnóstico e tratamento eficaz desta doença. “Qual é a situação atual do câncer de boca no município de Porto Seguro e quais são os fatores associados a essa condição?". O objetivo deste trabalho é realizar um estudo de análise documental da incidência de câncer de boca no município de Porto Seguro-Ba, buscando compreender os padrões epidemiológicos e identificar possíveis fatores de risco associados. O objetivo específicos: Analisar registros documentais de casos de câncer de boca em Porto Seguro, provenientes de fontes como registros hospitalares, laudos de anatomopatológico e registros de óbitos, retirando do DATA SUS e Instituto Nacional de Câncer – INCA, identificar padrões demográficos associados à incidência de câncer de boca na população estudada, como também explorar a distribuição geográfica dos casos de câncer de boca no município e investigar, pelo menos, um fator de risco associado ao desenvolvimento do câncer de boca na população local. Metodologia: será realizada uma análise documental em conjunto com a revisão bibliográfica qualitativa para contextualizar os dados quantitativos em um cenário mais amplo, enriquecendo a compreensão do problema. Quanto à inclusão e exclusão, a abordagem quantitativa permitirá a análise de uma amostra representativa de casos de câncer de boca em Porto Seguro, considerando critérios específicos de inclusão, como diagnóstico confirmado, e exclusão, como casos não relacionados ao objeto de estudo. Resultados esperados: Espera-se identificar padrões de incidência do câncer bucal, destacando a influência de fatores socioeconômicos. Além disso, pretende-se propor ações específicas para aumentar a conscientização e melhorar o acesso aos serviços de saúde, visando reduzir a prevalência do câncer bucal na região.

Biografia do Autor

Fernanda Xavier Viana, FACISA

Graduada em Odontologia Itamaraju/BA. FACISA

Emanuel Vieira, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

Professor Adjunto do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas. Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional pela UNIVC. Professor e Coordenador de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas.

Fabrício Silva Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduado em Odontologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Mestre em Práticas Integrativas e Complementares.

Downloads

Publicado

2024-05-09

Como Citar

Viana, F. X., Vieira, E., & Santos, F. S. (2024). INCIDÊNCIA DE CÂNCER DE BOCA NO MUNICÍPIO DE PORTO SEGURO: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 1797–1815. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13906