ESTUPRO VIRTUAL E OS MEIOS DE PRODUÇÃO DE PROVA NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Larissa Lima Santos FACISA
  • Emanuel Vieira FACISA
  • Fernando Teles Pasitto FACISA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19649

Palavras-chave:

Dignidade sexual. Estupro virtual. Provas. Tecnologias. Validação.

Resumo

A presente pesquisa tem como tema: Estupro virtual e os meios de produção de prova na legislação brasileira. Diante do avanço tecnológico, e do surgimento de novas relações intersubjetivas através das redes sociais, neste momento surge a urgência de um novo tipo penal com o objetivo de abranger esse novo fenômeno social proporcionado pela tecnologia na nova sociedade em rede. A rede virou um ambiente para delitos ou condutas que ainda não estão abrigadas pela legislação brasileira e que podem provocar danos a diversos bens jurídicos como patrimônio, dignidade sexual e honra. Neste sentido surge o problema ora ser pesquisado: Quais são os desafios específicos na produção de provas para a validação do estupro virtual no sistema jurídico brasileiro? O objetivo geral da pesquisa é analisar os desafios na produção de provas para a validação do estupro virtual no sistema jurídico brasileiro, bem como os objetivos específicos são: contextualizar o que é estupro virtual e suas evoluções; compreender os mecanismos legais e processuais disponíveis e analisar os meios de produção de prova digital. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica e documental.

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Biografia do Autor

Larissa Lima Santos, FACISA

Discente no curso de direito, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA.

Emanuel Vieira, FACISA

Docente no curso de direito, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA.

Fernando Teles Pasitto, FACISA

Orientador no curso de direito, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA. 

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Publicado

2025-06-03

Como Citar

Santos, L. L., Vieira, E., & Pasitto, F. T. (2025). ESTUPRO VIRTUAL E OS MEIOS DE PRODUÇÃO DE PROVA NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 315–329. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19649