NARRATIVAS DA MEMÓRIA: FRAGMENTOS QUE TRANSITAM EM SI E O OUTRO NA EXPERIÊNCIA DO TEATRO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6870Palavras-chave:
Memória. Narrativas. Escrita Performativa. Escrita Documental. Teatro.Resumo
O presente trabalho recorre a um fragmento do que foi vivido, ainda que não sabemos descrever a memória e suas nuances, e o despertar dessa ideia de uma narrativa da memória, nos vem em mente sobre coisas concretas como a fotografia, a escrita performativa, desenhos, relatos, depoimentos e qualquer objeto de valor documental. O objetivo dessa pesquisa foi investigar esses fragmentos como possibilidade de construir uma narrativa para o teatro, tomando como referência bibliográfica em Halbwachs (1990), Duque-Estrada (2009), Leite (2020) e Soler (2010), assim o trabalho fica dividido em três partes para intercalar uma apresentação da análise documental dos fragmentos memoriais, o processo de escrita performativa, imagens de diários, depoimentos e vídeo-performance. O teatro é apenas o espaço de acolhimento que permite esses gêneros de narrativa, das escritas que estão relacionados às nossas práticas sociais, dando vida e expondo a ser discutido numa encenação. Constatamos que em vista do exposto, é necessário seguir com essas inquietações de narrativas, onde cada indivíduo possa buscar uma narrativa de si e outro a ser questionado por um outro no qual se está em constante interação.
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