EFEITOS DO TREINAMENTO RESISTIDO EM ADULTOS COM OBESIDADE: ARTIGO DE REVISÃO

Autores

  • Matheus Brito Rudgeri Universidade UniBrás- Rio Verde
  • José Wilhan Cardoso Santos Faculdade UniBrás - Rio Verde

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6826

Palavras-chave:

Exercício Resistido. Obesidade. Adultos.

Resumo

A obesidade se tornou uma das doenças com maior nível de preocupação, causando um grande transtorno para a saúde pública, aumentando os índices de mortes acometidos pela patologia (ENES; SLATER, 2010; Ferreira, Sherley, et al 2006; Barbieri, AF, & Mello, RA 2012). O estudo tem como objetivo verificar através de uma revisão integrativa, os possíveis efeitos que o exercício resistido pode proporcionar em adultos com obesidade. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura sem metanálise. Foi adotado como critérios de inclusão no presente estudo: Ser ensaio clínico randomizado; artigos acessados na base de dados Pubmed; publicados entre 2012 e 2022 (dez últimos anos); escritos na língua portuguesa, espanhola ou inglesa; Obesidade (ambos os gêneros, com faixa etária até 44 anos); não atletas. Diante dos dados  apresentados  é  possível  observar   diversos  benefícios  para  a  saúde  de  obesos praticantes  do treinamento resisitido,  entre  eles diminuição da gordura corporal, melhora do perfil lipídico e controlo hormonal; melhora na inflamação, diminuição da resistência à insulina, níveis plasmáticos reduzidos de PGRN, melhora da força máxima, além de diminuir os fatores de risco cardiometabólicos. Apesar dos resultados serem otimistas, ainda se faz uma necessidade de mais estudos relacionados aos efeitos do trinamento resisitido para pessoas com obesidade, principalmente estudos com diferença de protocolos em relação a intensidade, duração e frequência do exercicio.

Biografia do Autor

Matheus Brito Rudgeri, Universidade UniBrás- Rio Verde

Acadêmico do 8° período de Educação física, pela Universidade UniBrás- Rio Verde GO. E-mail: matheusbrito35@outlook.com.

José Wilhan Cardoso Santos, Faculdade UniBrás - Rio Verde

Professor Orientador do Curso de Educação Física da Faculdade UniBrás Campus - Rio Verde. E-mail: wilhanxardoso13081990@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Rudgeri, M. B. ., & Santos, J. W. C. . (2022). EFEITOS DO TREINAMENTO RESISTIDO EM ADULTOS COM OBESIDADE: ARTIGO DE REVISÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 412–420. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6826