DA “ESQUINA” ENTRE O DIREITO E O CONSUMO DA EDUCAÇÃO: APRENDIZADOS PARA UMA EDUCAÇÃO DO FUTURO

Autores

  • Rennan Cristovão Brayner Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6649

Palavras-chave:

Educação. Crise. Metodologias. Aprendizagem.

Resumo

 O advento da revolução tecnológica e o empoderamento do indivíduo levaram à ressignificação das funções tradicionais da escola com a inclusão de uma lógica digital de consumo. O desafio do desenvolvimento e da aprendizagem humanas convive agora com uma nova gama de significados que demandam e exigem atender às expectativas do nativo digital autocentrado, empoderado e cada vez mais protagonista. Desta feita, uma díade de soslaios estressa e gera uma crise nas abordagens metodológicas e projetos educacionais que interrogam o papel da educação, tornando imperioso refletir sobre onde estão as bases para essa ressignificação de função. O presente trabalho lança luz sobre a educação pela narrativa bibliográfica de temas de Psicologia do Desenvolvimento, Ciência Política e Filosofia da educação. A base teórico-conceitual utilizada dialoga com três pilares de compreensão (político, social e metodológico) que problematizam a posição do aluno enquanto sujeito ativo do processo educacional ou o produto deste. Por fim, uma vez contextualizada o cenário de crise na educação e a sua ressignificação pela lógica de consumo, demonstrar-se-ão possíveis aprendizados do contemporâneo para a definição de uma nova perspectiva metodológica sob a égide dessas discussões e interpretações qualitativas e explicativas do tema, trazendo ao trabalho a sua face realista. Por fim, ao tratar o contexto existencial do aluno contemporâneo, o crivo educacional passa a ser o consumidor e suas expectativas, daí a esquina entre o direito e o consumo da educação numa via de mão dupla em termos de opressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rennan Cristovão Brayner, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUCRS

Pós- Graduado em Pscicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem pela instituição PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. E-mail: rennan.brayneradv@outlook.com.

 

 

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Brayner, R. C. . (2022). DA “ESQUINA” ENTRE O DIREITO E O CONSUMO DA EDUCAÇÃO: APRENDIZADOS PARA UMA EDUCAÇÃO DO FUTURO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 764–782. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6649