A RESPONSABILIZAÇÃO DOS FILHOS: UMA ANÁLISE ACERCA DO ABANDONO AFETIVO INVERSO

Autores

  • Elane Maria do Socorro Negreiros Tejas Centro Universitário São Lucas
  • Marcos Nunes Silva Verneck Centro Universitário São Lucas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6593

Palavras-chave:

Abandono Afetivo Inverso. Dano Moral. Família. Princípio da Afetividade. Responsabilidade Civil.

Resumo

Esta pesquisa propõe analisar a importância do afeto nas relações familiares e as consequências causada pelo abandono afetivo inverso. Embora não exista uma lei específica e exaustiva sobre o assunto, a Constituição Federal de 1988 e o próprio Estatuto do Idoso mantêm medidas de proteção ao idoso. A questão relacionada à possibilidade de dano moral por abandono afetivo ainda é muito polêmica, mas ultimamente vem sendo admitido nas doutrinas e jurisprudências de nossos Tribunais. O objetivo do trabalho é debater sobre a possibilidade de indenização, fruto do abandono afetivo inverso. Abordar o papel do idoso na sociedade, a importância do cuidado no seio familiar, e propor as características e pressupostos da responsabilidade civil. Este artigo foi concebido segundo método dedutivo, utilizando as técnicas de pesquisa bibliográfica, legislação e artigos. O trabalho em questão busca analisar a concepção jurídica acerca do tema e a possibilidade da responsabilização civil pelo abandono, com o fim de prevenir e minimizar os danos causados aos idosos pelo abandono familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elane Maria do Socorro Negreiros Tejas, Centro Universitário São Lucas

Graduanda em Direito pelo Centro Universitário São Lucas – Porto Velho-RO, Endereço E-mail: elanetejas@hotmail.com.

Marcos Nunes Silva Verneck, Centro Universitário São Lucas

Professor, Orientador, Especialista do Centro Universitário São Lucas – Porto Velho-RO, E-mail: marcos.verneck@saolucas.edu.br.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Tejas, E. M. do S. N. ., & Verneck, M. N. S. . (2022). A RESPONSABILIZAÇÃO DOS FILHOS: UMA ANÁLISE ACERCA DO ABANDONO AFETIVO INVERSO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 718–739. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6593