A ARTICULAÇÃO ENTRE AS CATEGORIAS DE GÊNERO, DEFICIÊNCIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.
https://doi.org/10.29327/211653.6.1-10
Resumo
A Educação Superior brasileira, fundada sob a lógica da ciência e poder, foi historicamente constituída com influência de setores como a Igreja, o Estado e o mercado, pensada para formação de quadros para estes setores e nunca para o atendimento de interesses sociais. Políticas como as de reservas de vagas adentram o cenário nacional em 2007, em termos históricos, isto é extremamente recente para grupos sociais que foram apartados destas instituições. O objetivo deste estudo é mapear o que vem sendo produzido cientificamente no Brasil, de 2011 até 2017, referente às categorias de gênero, deficiência e educação Superior através da elaboração de um Estado do conhecimento, sendo esta a metodologia utilizada. Desse modo, realizaram-se buscas nos principais portais digitais de divulgação da produção científica brasileira das categorias- já citadas- de forma isolada e posteriormente associadas entre si. Uma análise inicial apresentou um contingente de 617 trabalhos realizados entre 2011 e 2018 sendo selecionados mais de 74 trabalhos para leitura mais aprofundada e discussão. Os estudos mais elaborados ainda são aqueles que tratam as questões de gênero e deficiência de forma isolada e demonstram o quanto as temáticas mencionadas fazem parte das produções periféricas das ciências humanas, sobretudo evidenciam a dificuldade da inserção da discussão da deficiência estar atrelada a estudos de gênero, étnicos raciais, de classe e orientação sexual, ocasionando uma maior invisibilidade a estas pessoas mesmo em meio às minorias sociais.
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