A ARTICULAÇÃO ENTRE AS CATEGORIAS DE GÊNERO, DEFICIÊNCIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.

https://doi.org/10.29327/211653.6.1-10

Autores

  • Natali Esteve Torres Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabiane Adela Tonetto Costas Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

A Educação Superior brasileira, fundada sob a lógica da ciência e poder, foi historicamente constituída com influência de setores como a Igreja, o Estado e o mercado, pensada para formação de quadros para estes setores e nunca para o atendimento de interesses sociais. Políticas como as de reservas de vagas adentram o cenário nacional em 2007, em termos históricos, isto é extremamente recente para grupos sociais que foram apartados destas instituições. O objetivo deste estudo é mapear o que vem sendo produzido cientificamente no Brasil, de 2011 até 2017, referente às categorias de gênero, deficiência e educação Superior através da elaboração de um Estado do conhecimento, sendo esta a metodologia utilizada. Desse modo, realizaram-se buscas nos principais portais digitais de divulgação da produção científica brasileira das categorias- já citadas- de forma isolada e posteriormente associadas entre si. Uma análise inicial apresentou um contingente de 617 trabalhos realizados entre 2011 e 2018 sendo selecionados mais de 74 trabalhos para leitura mais aprofundada e discussão. Os estudos mais elaborados ainda são aqueles que tratam as questões de gênero e deficiência de forma isolada e demonstram o quanto as temáticas mencionadas fazem parte das produções periféricas das ciências humanas, sobretudo evidenciam a dificuldade da inserção da discussão da deficiência estar atrelada a estudos de gênero, étnicos raciais, de classe e orientação sexual, ocasionando uma maior invisibilidade a estas pessoas mesmo em meio às minorias sociais.

Biografia do Autor

Natali Esteve Torres, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria. RS. Brasil

Fabiane Adela Tonetto Costas, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria. RS. Brasil.

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Publicado

2020-01-31

Como Citar

Esteve Torres, N. ., & Adela Tonetto Costas, F. . (2020). A ARTICULAÇÃO ENTRE AS CATEGORIAS DE GÊNERO, DEFICIÊNCIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA. : https://doi.org/10.29327/211653.6.1-10. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(1), 111–121. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/65