ANÁLISE DA ESTRUTURA FUNCIONAL DO DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Autores

  • Maurício Silveira Mota Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Camila Stefanes Oselame Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6393

Palavras-chave:

Administração. Administração pública. Processos administrativos.

Resumo

Este trabalho pretendeu abordar e entrou no tema Processos Administrativos, objetivou realizar uma análise Organizacional no Setor Público, mais especificamente em uma universidade federal brasileira, no caso a Universidade Federal de Santa Catarina. E como o seu objetivo principal destacou-se analisar se a estrutura funcional do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina é efetiva para um bom funcionamento. Bom funcionamento este de acordo com os parâmetros estabelecidos por autores renomados da área que primam pela qualidade e eficiência. Como pergunta destacou-se a seguinte questão, se o Departamento de Geociências em nível estrutural e funcional está em um nível adequado para um bom funcionamento. Posteriormente como objetivos específicos analisou-se a estrutura organizacional do departamento, em sequência reviu-se a qualidade dos fluxogramas dos processos do departamento, e posterior a este realizou-se o relato sobre o processo de tomada de decisões por parte do gestor do Departamento de Geociências. Na metodologia utilizada, pretende-se para um maior conhecimento sobre o tema ser empregado à pesquisa exploratória, foram analisados documentos do departamento, documentos oficiais utilizados na rotina deste setor do serviço público. Inclusive legislações que descrevam com exatidão a rotina deste departamento. Também para uma melhor compreensão dos fatos foi utilizada a pesquisa descritiva a fim de observar, registrar, analisar e correlacionar fatos e fenômenos e suas variáveis. Foi utilizada também a pesquisa bibliográfica utilizando livros e artigos científicos sobre os diversos temas utilizados na pesquisa. Toda rotina deste departamento foi analisada em forma da observação para que se compreendesse todo seu funcionamento. Posteriormente a pesquisa foram analisados e apresentados os dados da pesquisa e seus resultados e conclusões finais.

Biografia do Autor

Maurício Silveira Mota, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Especialização em Gestão Pública Municipal, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), E-mail: mauricio.silveira@outlook.com.

Camila Stefanes Oselame, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Orientadora — Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Downloads

Publicado

30/07/2022

Como Citar

Mota, M. S. ., & Oselame, C. S. . (2022). ANÁLISE DA ESTRUTURA FUNCIONAL DO DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 1058–1078. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6393

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.