A FIGURA DO HERÓI E SEUS MITOS EM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO DE REVISTA E OUTDOOR
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6389Palavras-chave:
Herói. Mitos. Propaganda. Persuasão.Resumo
Este trabalho tem como objetivo estudar, entender e identificar a figura do herói na publicidade e seus mitos dentro da nossa sociedade. Para isso, primeiramente, fizemos uma pesquisa exploratória para conhecer as definições e os tipos de heróis através de autores que se dedicaram e aprofundaram mais intensamente no estudo sobre o tema em questão: Sal Randazzo (1997), Joseph Campbell (1990) e Feijó (1984). Após compreender o que representa um herói dentro da nossa sociedade, identificamos como eles se dividem: herói tradicional, herói rebelde e anti-herói. Após entender e conhecer a figura do herói, fez-se necessário também conhecer estudos realizados por autores que se dedicam à publicidade e propaganda, ao marketing, à comunicação social, a elementos persuasivos e à mídia impressa, mais especificamente o meio revista. Entre eles: Sat’anna (2002), Kotler (1998), Sampaio (2003), Citelli (2000), Carvalho (1996) e Brown (1976). Para entender melhor o que cada herói representa, analisamos na prática peças publicitárias impressas de marcas nacionalmente conhecidas como: Bombril, Assolan e Brastemp, entre outras. A análise das peças selecionadas se deram de forma descritiva. Todas fazem parte da história da propaganda brasileira e são peças que fizeram sucesso por sua criatividade e uso da figura do herói de forma inteligente, conseguindo interagir e se manter viva na mente dos consumidores. Tudo isso para mostrar que a figura do herói faz parte do nosso dia-a-dia, e também como a publicidade utiliza elementos, personagens, figuras e contextos que facilitem no processo de comunicação atingindo seus objetivos e persuadindo os consumidores.
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