A FIGURA DO HERÓI E SEUS MITOS EM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO DE REVISTA E OUTDOOR

Autores

  • Laura de Lizieux Lira Madruga Wisdom of Christ University
  • Roseane Batista Feitosa Nicolau Universidade Federal da Paraíba – UFPB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6389

Palavras-chave:

Herói. Mitos. Propaganda. Persuasão.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo estudar, entender e identificar a figura do herói na publicidade e seus mitos dentro da nossa sociedade. Para isso, primeiramente, fizemos uma pesquisa exploratória para conhecer as definições e os tipos de heróis através de autores que se dedicaram e aprofundaram mais intensamente no estudo sobre o tema em questão: Sal Randazzo (1997), Joseph Campbell (1990) e Feijó (1984). Após compreender o que representa um herói dentro da nossa sociedade, identificamos como eles se dividem: herói tradicional, herói rebelde e anti-herói. Após entender e conhecer a figura do herói, fez-se necessário também conhecer estudos realizados por autores que se dedicam à publicidade e propaganda, ao marketing, à comunicação social, a elementos persuasivos e à mídia impressa, mais especificamente o meio revista. Entre eles: Sat’anna (2002), Kotler (1998), Sampaio (2003), Citelli (2000), Carvalho (1996) e Brown (1976). Para entender melhor o que cada herói representa, analisamos na prática peças publicitárias impressas de marcas nacionalmente conhecidas como: Bombril, Assolan e Brastemp, entre outras. A análise das peças selecionadas se deram de forma descritiva. Todas fazem parte da história da propaganda brasileira e são peças que fizeram sucesso por sua criatividade e uso da figura do herói de forma inteligente, conseguindo interagir e se manter viva na mente dos consumidores. Tudo isso para mostrar que a figura do herói faz parte do nosso dia-a-dia, e também como a publicidade utiliza elementos, personagens, figuras e contextos que facilitem no processo de comunicação atingindo seus objetivos e persuadindo os consumidores.

Biografia do Autor

Laura de Lizieux Lira Madruga, Wisdom of Christ University

Graduada em Comunicação Social com habilitação em publicidade e propaganda pela UNIESP. Graduada em licenciatura plena em língua inglesa pela Universidade estadual Vale do Acaraú. Pos- graduada pelo SENAC em artes Visuais — Cultura e criação. Especialização em metodologia do ensino da língua inglesa pela UNINTER.   Pós-graduada pela UNIFUTURO em Educação Global, Inteligencias Humanas e Construção da Cidadania. Mestranda pela Wisdom of Christ University. E-mail: lauralira84@gmail.com.

Roseane Batista Feitosa Nicolau, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Doutora em Linguística (Proling/UFPB) Pós- Doutora em Educação (UMinho-PT). Professora do Departamento de Letras (CCAE/UFPB). Professora do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/ UFPB). ORCID:0000-0003-2397-798, E-mail: rosenicolau.ufpb@gmail.com.

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Publicado

2022-07-30

Como Citar

Madruga, L. de L. L. ., & Nicolau, R. B. F. . (2022). A FIGURA DO HERÓI E SEUS MITOS EM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO DE REVISTA E OUTDOOR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 999–1031. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6389