APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA NA INFÂNCIA: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL DO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6374Palavras-chave:
Educação bilíngue. Desenvolvimento cognitivo. Formação docente.Resumo
Iniciar a aprendizagem de uma segunda língua na infância é um aspecto a ser refletido no contexto atual, isso porque, a globalização possibilita a expansão da compreensão do mundo, considerando a linguagem como mediadora entre todos. Com isso, este estudo tem como objetivo realizar um levantamento teórico a fim de compreender a importância de se aprender um novo idioma, durante a infância e na escola, expandindo-se a analisar o desenvolvimento cognitivo das crianças que aprendem uma segunda língua. É necessário, ainda, destacar que a complexificação mental advinda da aprendizagem de língua estrangeira auxilia o desenvolvimento criativo durante as atividades, bem como possibilita a antecipação do realismo nominal. Para que todos esses aspectos do campo cognitivo sejam alcançados, é preciso que haja a mediação de um professor, que entenda o desenvolvimento da linguagem e das mudanças psíquicas promovidas pela aprendizagem de outra língua. Por fim, com este estudo, pretende-se contribuir com novas reflexões acerca do desenvolvimento cognitivo das crianças a partir de contribuições de aprendizagens de uma língua estrangeira, bem como mostrar que tal ensino não traz malefícios cognitivos para as crianças desde a Educação Infantil, pois haverá uma mediação de um profissional da educação básica com formação completa e crítica.
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