O SUS E A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE NO BRASIL

Autores

  • Helen Rocha Machado FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
  • Elizabeth Macuco Zanetti FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6329

Palavras-chave:

Saúde pública. Políticas de saúde. Estado.

Resumo

A necessidade de desenvolver esta pesquisa surge de indagações levantadas a partir do trabalho realizado na rede pública de saúde. Sendo preciso compreender o processo de construção e as determinações da saúde pública brasileira. Segundo a Constituição Federal Brasileira, saúde é direito de todos e dever do estado em garanti-la a todas as esferas da população. Para a Organização Mundial de Saúde, “saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença. A partir da relação estabelecida entre a organização social e a saúde dos seres humanos, pretendemos defender que a saúde passa por um processo de determinação social, sendo que as dimensões físicas e mentais são diretamente moldadas pelo arranjo social na qual o indivíduo está inserido. Como as políticas de saúde são parte do sistema público e, portanto, porção integrante do Estado, sofrem influências direta das contradições que permeiam a organização da sociedade e atendem aos interesses de perpetuação da exploração da força de trabalho e da condição de aparente neutralidade do Estado. Não queremos tecer uma crítica ao privado em benefício do público, mas mostrar que público e privado convivem por uma questão estrutural do capital.

Biografia do Autor

Helen Rocha Machado, FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2010); Pós-Graduada em Enfermagem do Trabalho pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Pós-Graduada em Enfermagem em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá; Pós-Graduada em Gestão das Políticas Públicas de Saúde pela  Faculdade Educacional da Lapa- FAEL. E-mail: hrmhelen@gmail.com.

Elizabeth Macuco Zanetti, FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

Graduação em Administração pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná; Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Faculdade Educacional da Lapa- FAEL, professora orientadora de pós-graduação EAD dos cursos de Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Estratégica de Marketing, Gestão Estratégica da Área de Saúde, Gestão Estratégica da Área Social. E-mail: contato@fael.edu.br.

Downloads

Publicado

30/07/2022

Como Citar

Machado, H. R. ., & Zanetti, E. M. . (2022). O SUS E A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 399–409. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6329