A FAMÍLIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA APRENDIZAGEM ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA – CEARÁ

Autores

  • Mirandy Vieira Coelho de Meneses Universidad Interamericana
  • Marcel Pereira Pordeus ela Universidade Federal do Ceará
  • Juliana Márcia Alencar Talmag Universidad Interamericana

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.631

Palavras-chave:

Família. Aprendizagem escolar. Educação Infantil.

Resumo

Esta pesquisa é um recorte de minha dissertação de mestrado na Universidad Interamericana, para tanto, contamos com o apoio de dois pesquisadores na área da educação, para a produção e fragmentação dos assuntos mais relevantes para construção deste artigo. A família é o primeiro espaço de socialização que acontece na infância, a partir das interações, padrões de comportamento, valores e costumes que serão transmitidos para o desenvolvimento da personalidade do indivíduo. Portanto, a relevância deste trabalho encontra-se no esclarecimento de questões educacionais a partir do tema “A família e suas contribuições para aprendizagem escolar na Educação Infantil: um estudo de caso na rede pública municipal de Fortaleza – Ceará”. Objetivou-se averiguar as contribuições da família no processo de aprendizagem escolar na Educação Infantil (doravante EI). A pesquisa foi realizada numa creche pública do município de Fortaleza, Ceará no período de janeiro a dezembro de 2017. Nos embasamos em revisão da literatura que trata da temática, a partir da metodologia utilizada por meio da Pesquisa Bibliográfica e do referencial teórico e metodológico embasado em autores, tais como: Ariès (1973), Bock (2001), Kaloustian (2000), e com os estudos dos teóricos como Jean Piaget. Posteriormente, a segunda etapa do estudo ocorreu através de observação de um grupo de crianças em seu cotidiano escolar com o intuito de relacionar seu desempenho com as assertivas dos autores e pesquisadores deste trabalho. Ao averiguar as informações adquiridas na pesquisa foi possível constatar que as crianças bem assistidas pelas famílias, e que estas demonstravam preocupação com seu desenvolvimento, valorizando e reconhecendo a importância da EI, foram as que tiveram melhores resultados no seu processo de aprendizagem escolar. Já as crianças com menor incentivo dos familiares apresentaram progressos discretos e graduais, percebidos nas avaliações das professoras. Conclui-se que a família pode influenciar, positivamente ou negativa no processo de aprendizagem escolar das crianças dependendo da sua postura para com elas e com a instituição escolar.  

Biografia do Autor

Mirandy Vieira Coelho de Meneses, Universidad Interamericana

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2007), especialização em  em Educação Infantil pelo Centro Universitário 7 de setembro (2013) e mestrado em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana (2018). E-mail: mirandymeneses@gmail.com.

Marcel Pereira Pordeus, ela Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduado em Letras: Português / Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: marcelppordeus@hotmail.com.

Juliana Márcia Alencar Talmag, Universidad Interamericana

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2001) e Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana. E-mail: rucheliana@terra.com.br.

Downloads

Publicado

2021-02-27

Como Citar

Meneses, M. V. C. de ., Pordeus, M. P. ., & Talmag, J. M. A. . (2021). A FAMÍLIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA APRENDIZAGEM ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA – CEARÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 12. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.631