INFLUÊNCIA DO COMPOSTO ORGÂNICO BOKASHI NO DESENVOLVIMENTO DA ALFACE AMERICANA (LACTUCA SATIVA L.)

Autores

  • Yasmim Grazieli de Almeida Montanha Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina
  • Karem Cristine Pirola Narimatsu Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina
  • Rafael Luís dos Santos Silva Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina
  • Camila Regina Silva Baleroni Recco Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina
  • Gabriel Banos Rodrigues Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6279

Palavras-chave:

Adubação orgânica. Farelo fermentado. Microrganismos eficazes.

Resumo

O objetivo do trabalho foi avaliar a influência do composto orgânico bokashi no desenvolvimento da alface americana. O experimento foi conduzido em Andradina-SP. Utilizou-se o esquema de blocos casualizados, com 2 tratamentos e 8 repetições, constituídos de uma dosagem de bokashi de 0,5kg/m2 e nenhuma aplicação (controle). Foram confeccionados 8 canteiros em área anteriormente em pousio, sem nenhum emprego de adubação. O bokashi foi distribuído e incorporado uniformemente nos canteiros, em uma única vez e no tratamento controle não foi efetuada nenhum tipo de adubação. Em cada canteiro foram transplantadas 20 plantas. Avaliou-se na época da colheita o desenvolvimento radicular da planta, o peso fresco da planta, o peso fresco e seco da raiz e comprimento de raiz. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias foram comparadas pelo Teste de Tukey a 5% de probabilidade, utilizando o programa estatístico AgroEstat. O peso fresco da planta foi á única variável analisada que apresentou diferença estatística significativa. Concluiu-se que a utilização do bokashi proporcionou maior peso fresco de plantas. Ao fazer o uso dessa prática orgânica obtêm-se vantagens ecológicas e econômicas, dando preferência em produzir o composto na propriedade, visando reduzir os custos da produção.

Biografia do Autor

Yasmim Grazieli de Almeida Montanha, Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina

Graduação em Agronomia pela Fundação Educacional de Andradina - Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina (SP). E-mail: yasmin_a_gata_bbk@hotmail.com.

Karem Cristine Pirola Narimatsu, Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina

Graduação, Mestrado e Doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Ilha Solteira (SP); Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto (SP); Pós Graduação em Agricultura Orgânica pela Faculdade Futura de Votuporanga (SP); Pós Graduação em Docência no Ensino Técnico e Superior pelas Faculdades Integradas Urubupungá de Pereira Barreto (SP); Docente do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e do Curso Técnico em Agronegócio do Centro Paula Souza - Etec Sebastiana Augusta de Moraes de Andradina (SP); Docente do Curso de Agronomia da Fundação Educacional de Andradina - Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina (SP). E-mail: karem.narimatsu@etec.sp.gov.br.

Rafael Luís dos Santos Silva, Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina

Graduação em Agronomia pela Fundação Educacional de Andradina - Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina (SP).

Camila Regina Silva Baleroni Recco, Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina

Graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá; Mestrado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Ilha Solteira (SP); Doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Botucatu (SP); Coordenadora do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e Docente do Curso Técnico em Agronegócio do Centro Paula Souza - Etec Sebastiana Augusta de Moraes de Andradina (SP); Docente do Curso de Agronomia da Fundação Educacional de Andradina - Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina (SP). E-mail: camilabaleroni@fea.br.

Gabriel Banos Rodrigues, Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina

Graduação em Agronomia pela Fundação Educacional de Andradina - Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina (SP).

Downloads

Publicado

30/07/2022

Como Citar

Montanha, Y. G. de A. ., Narimatsu, K. C. P. ., Silva, R. L. dos S. ., Recco, C. R. S. B. ., & Rodrigues, G. B. . (2022). INFLUÊNCIA DO COMPOSTO ORGÂNICO BOKASHI NO DESENVOLVIMENTO DA ALFACE AMERICANA (LACTUCA SATIVA L.). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 530–539. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6279