REFLEXÃO SOBRE A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO IDOSO QUE SE HOSPITALIZAR EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Autores

  • Ivan da Silva Mendonça Universidad Europea del Atlántico

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6245

Palavras-chave:

Idoso. Assistência de Enfermagem. Unidade de Terapia Intensidade.

Resumo

Em virtude do crescimento da população de idosos nos últimos anos, houve um aumento significativo das doenças crônico-degenerativas acarretando um alto custo para o governo, verificamos então a necessidade de uma atenção voltada para esse problema. Dentre as doenças crônico-degenerativas que afetam a população idosa, a assistência de enfermagem ao idoso na Unidade de Terapia Intensiva merece destaque especial, já que consiste em reabilitar o paciente da melhor maneira possível. Assim sendo o estudo teve como objetivo geral: Abordar as percepções sobre o cuidado ao idoso ao se internar em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os objetivos específicos foram: descrever os aspectos conceituais do idoso, envelhecimento e Unidade de Terapia Intensiva; Enfatizar a importância do enfermeiro no apoio e conforto por meio da comunicação ao idoso em uma U.T.I. bem com os seus familiares. O estudo permitiu concluir que a contribuição dessa pesquisa nunca seria demais, é de suma importância sim, mas é imprescindível que esteja associado ao interesse comum da sociedade como um todo, visto que, é dever de cada um de nós se interessar pelo idoso hospitalizado e incentivá-lo para que possa alcançar uma recuperação positiva bem como uma qualidade de vida cada vez melhor, mais saudável e feliz. A gratificação e realização profissional se dão na medida do reconhecimento e da gratidão do idoso que se rende com confiança aos seus cuidados.

Biografia do Autor

Ivan da Silva Mendonça, Universidad Europea del Atlántico

Mestre em Enfermagem com Especialização Gestão Sanitária pela Universidad Europea del Atlántico. E-mail: ismsilva2010@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2022-07-30

Como Citar

Mendonça, I. da S. . (2022). REFLEXÃO SOBRE A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO IDOSO QUE SE HOSPITALIZAR EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 353–373. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6245