MINHA COR, EU DECLARO. MINHA HISTÓRIA, EU CONTO: VIVÊNCIAS INTERSECCIONAIS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19

Autores

  • Amanda Carvalho da Silva Escola Superior de Ciências da Saúde Brasília
  • Josenaide Engracia dos Santos Universidade de Brasília
  • Sabrina Goursand de Freitas Escola Superior de Ciências da Saúde Brasília. 

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6242

Palavras-chave:

Atenção primária à saúde. Populações vulneráveis. Terapia Ocupacional. Políticas de Saúde.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivos compartilhar experiências da terapia ocupacional, em nível de assistência e gestão em saúde, na atenção primária e discutir ações e políticas públicas, em tempos de Covid 19, com foco na população negra e população rural. Métodos: Trata-se de um relato de experiência, de cunho descritivo e reflexivo, de atividades vivenciadas no período de 2020 a 2021, durante a formação no programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. Resultados: A terapia ocupacional dispões de conceitos e técnicas que possibilitam a atuação com as populações em situação de vulnerabilidade, embasados pela consolidação do campo da terapia ocupacional social. Conclusões: A atenção aos determinantes sociais da saúde, complementar à uma visão interseccional das condições de saúde dos sujeitos, especialmente, das populações em situação de vulnerabilidade, amplia as possiblidades de cuidado e visa à equidade em saúde.

Biografia do Autor

Amanda Carvalho da Silva, Escola Superior de Ciências da Saúde Brasília

Terapeuta ocupacional/Especialização em Saúde da família e comunidade/Escola Superior de Ciências da Saúde Brasília. E-mail: amandalh15@hotmail.com.

Josenaide Engracia dos Santos, Universidade de Brasília

Terapeuta ocupacional/Doutora em Ciências da saúde/Universidade de Brasília.  

Sabrina Goursand de Freitas, Escola Superior de Ciências da Saúde Brasília. 

Terapeuta ocupacional/Especialização em Metodologia da Pesquisa e Gestão da Clínica/Escola Superior de Ciências da Saúde Brasília. 

Downloads

Publicado

30/07/2022

Como Citar

Silva, A. C. da ., Santos, J. E. dos ., & Freitas, S. G. de . (2022). MINHA COR, EU DECLARO. MINHA HISTÓRIA, EU CONTO: VIVÊNCIAS INTERSECCIONAIS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 513–529. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6242