A RELIGIÃO ENTRE O FANATISMO E A LIBERDADE DE CRENÇA: A IMPORTÂNCIA DOS MECANISMOS DE INCLUSÃO ASSEGURADOS PELA REGRA DA LAICIDADE DO ESTADO

Autores

  • Valéria Aurelina da Silva Leite Instituição Toledo de Ensino- ITE-BAURU
  • José Leite da Silva Neto Instituição Toledo de Ensino- ITE-BAURU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6216

Palavras-chave:

Intolerância Religiosa. Estado Laico. Inclusão de Minorias Religiosas. Separação entre Estado e Religião.

Resumo

Esta pesquisa versa sobre o conflito entre a Intolerância Religiosa e o Estado Laico. Conclui destacando a liberdade religiosa e a proteção das minorias, mas salvaguardando a separação entre Estado e Religião. Em pesquisa bibliográfica e jornalística analisa-se a temática da intolerância religiosa, passando pela relação entre Religião e Estado e concluindo-se pela necessidade do estabelecimento de regras para evitar as perseguições por parte daqueles que se sentem donos da verdade e, ao mesmo tempo, promover o respeito sempre sustentado em regras de respeito à dignidade da pessoa e evitar a confusão entre Religião e Estado. A referência básica utilizada é o Tratado sobre a Tolerância de Voltaire, destacando-se os riscos da intolerância e a necessidade de seu constante combate.

 

Biografia do Autor

Valéria Aurelina da Silva Leite, Instituição Toledo de Ensino- ITE-BAURU

Doutoranda em Direito pela Instituição Toledo de Ensino (CEUB-ITE). Mestre em Direito pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília - UNIVEM. Possui graduação em Direito pela Faculdade REGES de Dracena (2012) e graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Gerenciais de Dracena (2007). Membro do Núcleo Regional do IBDFAM de Dracena. Conciliadora das Varas Conjuntas da Comarca de Dracena no biênio 2011-2012. Advogada atuante, principalmente, em ações de Direito do Consumidor, Direito do Trabalho, Direito de Família e Direito Civil. Professora da Faculdade REGES de Dracena atuando em sala de aula e no Núcleo de Prática Jurídica. Ministra as disciplinas Ciência Política, Teoria do Estado, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Civil e Direito do Consumidor. Concluiu em 2010, MBA em Liderança e Gestão de Talentos Humanos e Pós-Graduação "Lato Sensu" em Gestão de Pessoas, com ênfase em Recursos Humanos, pelo departamento de Administração da Faculdade de Ciências Gerenciais de Dracena. Advogada atuante.  E-mail: leiteau@hotmail.com.

José Leite da Silva Neto , Instituição Toledo de Ensino- ITE-BAURU

Doutor  em Direito no Programa "Sistema Constitucional de Garantia de Direitos" pela Instituição Toledo de Ensino (ITE-BAURU). MESTRADO em DIREITO na área Teoria do Direito e do Estado. É professor do Faculdade REGES de Dracena e da Faculdade REGES de Osvaldo Cruz - SP. BACHAREL EM DIREITO pela Faculdade Reges de Dracena (2013). LICENCIATURA EM FILOSOFIA pela USC - Bauru EM 1999. BACHAREL EM TEOLOGIA pelo IPAR (Instituto de Pastoral Regional - Norte II - Belém, PA) EM 1994. BACHAREL EM FILOSOFIA pelo IPAR (Instituto de Pastoral Regional - Norte II), 1990. Em 2005 e 2006, foi Secretário Municipal de Educação de Tupã - SP. Na graduação, desde 1996, é professor lecionando nos cursos de Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis e Análise de Sistemas, as Disciplinas: Filosofia Geral, Filosofia da Educação, Ética Profissional e Marketing Pessoal. No curso de direito ministra: Filosofia Geral, Filosofia Jurídica, Introdução ao Estudo do Direito, Direito Penal e Direito Constitucional. Advogado atuante. 

 

Downloads

Publicado

30/07/2022

Como Citar

Leite, V. A. da S. ., & Silva Neto , J. L. da . (2022). A RELIGIÃO ENTRE O FANATISMO E A LIBERDADE DE CRENÇA: A IMPORTÂNCIA DOS MECANISMOS DE INCLUSÃO ASSEGURADOS PELA REGRA DA LAICIDADE DO ESTADO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 45–57. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6216