REGIMES TRIBUTÁRIOS NACIONAIS E O PLANEJAMENTO COMO ALTERNATIVA PARA REDUÇÃO DOS CUSTOS FISCAIS EM UMA EMPRESA PÚBLICA

Autores

  • Sara Jéssica do Amaral Pinto UNIPROJEÇÃO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6044

Palavras-chave:

Planejamento tributário. Tipos de regime. Redução de custos fiscais.

Resumo

O objetivo deste trabalho é abordar, de forma concisa, a evolução da cobrança dos impostos, lato sensu, e suas bases normativas; apresentar o contexto histórico do Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real e Lucro Arbitrado, bem como salientar suas principais características e as principais diferenças entre a elisão fiscal e a evasão fiscal; evidenciar os regimes de tributação existentes no Brasil; demonstrar a importância do planejamento tributário na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), empresa pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC), com a finalidade de prestar serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade; descrever o regime tributário mais vantajoso para a EBSERH e comprovar a importância do trabalho desempenhado pelo contador, para que seja obedecida a legislação tributária. Para que os objetivos gerais e específicos fossem alcançados utilizou-se o método descritivo e qualitativo, por meio de entrevista com perguntas totalmente estruturadas, bem como bibliografias a respeito do tema. Os resultados obtidos permitiram comprovar a importância do planejamento tributário como um meio legal para a redução dos custos fiscais da empresa brasileira de serviços hospitalares, chegando assim a conclusão de que a entidade estudada teria menos ônus tributário a respeito dos impostos (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica – IRPJ e Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido - CSLL) se optasse pelo regime tributário do lucro presumido em substituição ao lucro real, no ano de 2013.

Biografia do Autor

Sara Jéssica do Amaral Pinto, UNIPROJEÇÃO

Ensino superior completo em Ciências Contábeis- INSTITUIÇÃO: UNIPROJEÇÃO/ SOBRADINHO. E-mail: sarajessicaamaral08@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Pinto, S. J. do A. . (2022). REGIMES TRIBUTÁRIOS NACIONAIS E O PLANEJAMENTO COMO ALTERNATIVA PARA REDUÇÃO DOS CUSTOS FISCAIS EM UMA EMPRESA PÚBLICA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 1142–1154. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6044