ESTUDO SOBRE DERRAMAMENTOS DE ÓLEOS NAS VIAS PÚBLICAS E SEUS IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE

Autores

  • Cristian Nascimento Rosa Faculdade de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5990

Palavras-chave:

Óleos em Vias Públicas. Incidentes com Chorume. Meio Ambiente.

Resumo

INTRODUÇÃO: Incidentes com óleos em vias públicas podem causar sinistros de trânsito com vítimas associadas a danos ao meio ambiente e necessitam de ações rápidas por equipes devidamente preparadas a fim de mitigar as consequências visando cuidados com os derivados do petróleo que saem dos motores como o OLUC. OBJETIVO: Desta forma, este estudo torna-se importante para identificar artigos publicados de como ocorrências com derramamentos de óleos nas vias públicas podem impactar o meio ambiente. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, explicativa do tipo descritiva envolvendo periódicos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os prejuízos ao meio ambiente pelo derramamento do fluido lubrificante após o uso em motores nas vias públicas causam grandes impactos potencialmente tóxicos ao meio ambiente e para a saúde coletiva. CONCLUSÃO: As ações atuais de gestão ambiental nas áreas de derramamento de óleos em vias públicas precisam passar por uma evidente melhoria possibilitando um aumento na qualidade como um todo.

Biografia do Autor

Cristian Nascimento Rosa, Faculdade de Minas Gerais

Tecnólogo em Segurança do Trabalho (UNISA - Universidade de Santo Amaro) e pós graduado em Ecologia e Gestão Ambiental (FACUMINAS - Faculdade de Minas Gerais) com Extensão em Meteorologia (USP - Universidade de São Paulo) e Emergências em Vias Públicas (CEAT - Centro de Estudos Avançados e Treinamento/Trânsito).  Atualmente exerço função pública como bombeiro municipal e pronto-resposta em emergências de trânsito e nas vias públicas na grande São Paulo. E-mail: cristian.nascimento5@gmail.com.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Rosa, C. N. . (2022). ESTUDO SOBRE DERRAMAMENTOS DE ÓLEOS NAS VIAS PÚBLICAS E SEUS IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 988–998. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5990