VARIÁVEIS QUE INFLUENCIARAM O DESEMPENHO DOS CANDIDATOS NO ENEM EM MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS: UM ESTUDO COM CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA EM BARRA DO CORDA MARANHÃO EM 2021

Autores

  • Luanda Carol de Sousa Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia
  • Lourivaldo Barreto Pereira Instituto Federal Baiano- IF Baiano
  • Ernandes Guedes Moura Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11454

Palavras-chave:

Enem. Participantes e rendimento.

Resumo

O propósito do estudo em questão consiste na análise das variáveis-chave que impactaram o desempenho dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), especificamente no campo da Matemática e suas tecnologias, que realizaram a avaliação em Barra do Corda, Maranhão, no ano de 2021. O ENEM, um dos principais vestibulares nacionais, representa não apenas uma das vias fundamentais de acesso ao ensino superior em instituições públicas, mas também em instituições privadas. Os dados utilizados neste estudo foram obtidos dos microdados do ENEM referentes ao ano de 2021, que foram disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nesta base de dados, é possível acessar informações relativas a elementos culturais, socioeconômicos e de desempenho dos estudantes que realizaram o ENEM, permitindo assim a caracterização dos perfis dos candidatos de acordo com o desempenho alcançado. Para alcançar tais conclusões, recorreu-se à aplicação de um modelo de regressão múltipla, estimado por meio de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). A partir deste estudo, foi possível traçar o perfil dos participantes que obtiveram melhor desempenho na avaliação de ciências exatas. Os resultados revelaram que o nível de escolaridade dos pais, a autodeclaração étnico-racial dos estudantes como brancos e a disponibilidade de acesso à internet no ambiente residencial influenciaram positivamente o desempenho dos candidatos na área de Matemática e suas Tecnologias. Por outro lado, constatou-se que participantes que exercem ou exerceram atividades remuneradas, bem como a variável idade, exerceram uma influência negativa no desempenho dos mesmos

Biografia do Autor

Luanda Carol de Sousa Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia

Especialista em Informática na Educação, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhã-IFMA, Campus São Raimundo das Mangabeiras. Graduada em Administração, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhã-IFMA, Campus São João dos Patos.

Lourivaldo Barreto Pereira, Instituto Federal Baiano- IF Baiano

Mestre em Produção Vegetal no Semiárido; Engenheiro de Computação; MBA em Gestão de Energia, Petróleo e Gás e Pedagogo.

Ernandes Guedes Moura, Universidade Federal de Lavras

Graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal do Piauí, Campus Floriano (2011), mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2017) e doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2021).

 

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Publicado

2023-10-24

Como Citar

Fernandes, L. C. de S., Pereira, L. B., & Moura, E. G. (2023). VARIÁVEIS QUE INFLUENCIARAM O DESEMPENHO DOS CANDIDATOS NO ENEM EM MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS: UM ESTUDO COM CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA EM BARRA DO CORDA MARANHÃO EM 2021. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 3587–3599. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11454