ANÁLISE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM FORMATO EAD NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO: UMA VISÃO SOBRE O IMPACTO NA PERFORMANCE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Autores

  • Hadriel Nogueira de Carvalho Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.18031

Palavras-chave:

Formação continuada. EAD. Tribunal de Justiça. Desenvolvimento Profissional. Performance.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o processo de formação continuada em formato EAD (Educação a Distância) no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), focando no impacto dessa modalidade de ensino na performance e no desenvolvimento profissional dos servidores da instituição. A pesquisa, de natureza descritiva, adotou uma abordagem quantitativa com a aplicação de questionários aos participantes dos cursos de EAD oferecidos pelo TJPE. Os resultados indicaram que, embora a modalidade de ensino a distância tenha contribuído positivamente para o aprimoramento das habilidades profissionais dos servidores, ainda existem desafios a serem superados, como a melhoria da qualidade do material didático e o acesso a conteúdos de forma mais ampla. Além disso, a flexibilidade oferecida pelo EAD foi apontada como um dos principais fatores que facilitam o processo de aprendizagem e a adaptação dos servidores ao ambiente de trabalho. A pesquisa conclui que o EAD no TJPE tem potencial para continuar a impulsionar o desenvolvimento profissional, desde que algumas melhorias estruturais e pedagógicas sejam implementadas, garantindo maior eficácia e inclusão nos cursos.

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Biografia do Autor

Hadriel Nogueira de Carvalho, Veni Creator Christian University

Bacharel em Educação Física Pela UFPE, Especialista em Direito da Saúde Pela ESMAPE. Discente no Mestrado em Ciências da Educação Pela Vine Creator Christian Universitária. 

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Doutora em Geografia pela UFPE. Docente do curso de Mestrado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.   

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Publicado

2025-01-31

Como Citar

Carvalho, H. N. de, & Santos, M. P. M. dos. (2025). ANÁLISE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM FORMATO EAD NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO: UMA VISÃO SOBRE O IMPACTO NA PERFORMANCE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 2918–2934. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.18031