IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE: DA TEORIA À PRÁTICA

Autores

  • Marlon Ruan Cavalcanti Centro Universitário Ingá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5954

Palavras-chave:

Identificação segura do paciente. Protocolo de identificação segura.

Resumo

O protocolo de identificação do paciente tem como meta e objetivo garantir a  segurança para paciente evitando eventos adversos tanto para profissionais como para os pacientes, contudo as forças culturais, habituais, e a prática do dia/dia correm na contramão do protocolo levando a ineficácia da aplicação. Nesta pesquisa foi analisado se de fato o protocolo é aderido corretamente. Assim, com o resultado  têm se informações específicas, mostrando a todos nós um  impacto grande,  com objetivo de um novo olhar para a importância do protocolo.Após uma pesquisa realizada com 34 pacientes submetidos a internação tanto em enfermaria como Unidade de Terapia Intensiva, durante a avaliação entre um período de três meses, foram incluídos todos os pacientes que estavam inseridos no protocolo. Os critérios avaliados foram: se o indicador possui mais que 2 indicadores, este estava legivel ; paciente sabia o por que da pulseira de identificação; medicamentos estavam identificados; prontuário conferia com informações do indicador; tempo de internamento.A pesquisa mostra que entre seus dados levantados, 38% dos pacientes por sua  vez correspondem a  mais de um terço dos pacientes entrevistados, resultando na não adesão correta do protocolo  de identificação segura do paciente, sendo mais de 50% dos pacientes estando internados  mais de 3 dias (72 horas).Conclui-se que o protocolo não está sendo aplicado na prática tanto nos primeiros dias, como no decorrer do tratamento, havendo ineficácia na aplicação e na atualização do mesmo.

Biografia do Autor

Marlon Ruan Cavalcanti, Centro Universitário Ingá

Discente do Curso de Graduação em Enfermagem -Centro Universitário Ingá.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Cavalcanti, M. R. . (2022). IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE: DA TEORIA À PRÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 929–934. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5954