ANÁLISE DA INCONSTITUCIONALIDADE DO REGIME DE SEPARAÇÃO OBRIGATÓRIA DE BENS NO CASAMENTO DE PESSOAS COM MAIS DE 70 ANOS

Autores

  • André Araújo de Medeiros Faculdade Una de Contagem
  • Haroldo Murilo Cotta Neves
  •  Janaína Alcântara Vilela Faculdade Una de Contagem

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5943

Palavras-chave:

Direito de Família. Separação Obrigatória. Maiores de 70 anos.

Resumo

O presente artigo visa analisar, por meio dos princípios que regem a Constituição Federal de 1988, as relações patrimoniais advindas do regime de separação obrigatória para os pessoas com mais de 70 anos. A doutrina diverge quanto a obrigatoriedade do regime de separação de bens por entender como ofensa aos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, da igualdade e da liberdade, além da restrição à capacidade civil de pessoas absolutamente capazes e a discriminação por idade. Sob esse ponto de vista, o Poder Judiciário e o Poder Legislativo vem se manifestando como inconstitucional e salientando pela revogação da referida causa de obrigatoriedade do regime de separação de bens, já tendo inclusive decisão favorável quanto a outro regime de bens em caso de união estável anterior ao casamento aos maiores de 70 anos por parte do STJ. Dessa forma, pretende-se por meio do aprofundamento dos estudos analisar a temática em questão sob todos os pontos de vista apontados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Araújo de Medeiros, Faculdade Una de Contagem

Acadêmico em Direito pela Faculdade Una de Contagem. E-mail: andremedeiros320@gmail.com.

Haroldo Murilo Cotta Neves

Acadêmico em Direito pela Faculdade Una de Contagem. E-mail: haroldinho58@gmail.com.

 Janaína Alcântara Vilela, Faculdade Una de Contagem

Mestre em Direito Privado com ênfase em Direito do Trabalho pela PUC MInas (CAPES 6).  Pesquisadora junto a UNA.  Foi integrante do Grupo de Pesquisa do Instituto de Investigação Científica, Constituição e Processo José Alfredo de Oliveira Baracho (IICCP). Pós Graduada em Direito de Empresa pelo IEC - Instituto de Educação Continuada da PUC/MG. Pós Graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera-UNIDERP. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Foi Coordenadora de pesquisas acadêmicas da área de Processo do Trabalho, Processo Civil, Direito Constitucional e Direito Civil do Núcleo Acadêmico de Pesquisa (NAP). Advogada . Professora Universitária da UNA nos cursos de Direito e Gestão. Assessora Jurídica do NAI - Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa em Situação de Violência - Grupo Ânima.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Medeiros, A. A. de ., Neves, H. M. C. ., & Vilela, JanaínaA. (2022). ANÁLISE DA INCONSTITUCIONALIDADE DO REGIME DE SEPARAÇÃO OBRIGATÓRIA DE BENS NO CASAMENTO DE PESSOAS COM MAIS DE 70 ANOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 681–695. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5943