A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA SÍNDROME DE MAYER - ROKITANSKY - KUSTER- HAUSER

Autores

  • Flavia Maria Campos de Abreu Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia
  • Bárbara Querem Hapuque da Silva Linhares

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5842

Palavras-chave:

Agenesia vaginal. Amenorreia primária. Dispaurenia. Fisioterapia.

Resumo

Introdução: A síndrome de Mayer – Rokitansky – Kuster – Hauser atinge 1 em cada 4.500 - 5.000 nascidos vivos do sexo feminino, é caracterizada por uma aplasia dos dois terços superiores da vagina associado a uma série anomalias uterinas, as pacientes possuem cariótipo feminino normal (46XX), ovários funcionantes e características sexuais externas típicas da idade. O tratamento consiste na criação de uma neovagina, podendo ser por método cruento ou incruento, mesmo após a criação da neovagina algumas disfunções sexuais podem estar presentes como: dispaurenia, anorgasmia, dor pélvica entre outros. Método: Foi realizado uma busca na base de dados da SciELO, LILACS, PUBMED e Google Acadêmico sendo selecionados artigos com relevância para o objetivo da pesquisa. Objetivo: identificar o papel da fisioterapia no tratamento da síndrome em questão, tanto na criação da neovagina, como nas disfunções sexuais que podem estar presentes. Conclusão: Os sinais presentes nas pacientes portadoras da síndrome são semelhantes às disfunções sexuais já tratadas na fisioterapia, contudo são necessárias pesquisas que expressem a intervenção fisioterapêutica nesse público.

Biografia do Autor

Flavia Maria Campos de Abreu, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Fisioterapeuta especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Mestre em Ciência da Motricidade Humana, Autora dos livros "Fisioterapia em Gerontologia Clínica (Atheneu, 2021) e "Fisioterapia Geriátrica, (Shape, 2007)". Especialista em Fisiologia do Exercício na Saúde, na doença e no envelhecimento, Acupuntura e Método Busquet. 

Bárbara Querem Hapuque da Silva Linhares

Fisioterapeuta Pós -Graduada em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Abreu, F. M. C. de ., & Linhares, B. Q. H. da S. . (2022). A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA SÍNDROME DE MAYER - ROKITANSKY - KUSTER- HAUSER. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 803–810. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5842