REFLEXÕES SOBRE O PRINCÍPIO DA IGUALDADE A PARTIR DE UMA ANÁLISE DA OBRA “A REVOLUÇÃO DOS BICHOS” DE GEORGE ORWELL

Autores

  • Diego Emerson Silva Costa PPGD/UNIFG
  • Ana Luiza Bezerra Chagas PPGD/UNIFG
  • Bianca Costa Alvarenga PPGD/UNIFG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5824

Palavras-chave:

Direito e Literatura. Igualdade. Poder. Leis.

Resumo

No atual contexto contemporâneo, pensar e repensar o Direito sob novas perspectivas para além das comumente utilizadas é uma árdua tarefa que se impõe aos juristas, tendo em vista que essa interseção entre áreas distintas do saber contribui grandemente para uma melhor compreensão do Direito enquanto fenomenologia. A resenha tem como objetivo tecer reflexões sobre a criação das leis e o princípio da igualdade à partir de uma análise da obra “A Revolução dos Bichos” de George Orwell. O caminho metodológico será norteado pelo método do Direito na Literatura, proposto por Henriete Karam (2017). Para atingir os objetivos almejados o trabalho se utilizará da técnica bibliográfica, tendo em vista que se fará uso de materiais já publicados em livros, dissertações, periódicos e outros disponibilizados no meio físico e virtual. A justificativa se dá em razão do alto potencial que a literatura possui, em que muitas das vezes, tem uma contribuição potencial para compreensão de fenômenos jurídicos do que os manuais jurídicos tradicionais. Por fim, o estudo se baseia na análise do livro “A Revolução dos Bichos” debruçando-se e extraindo a concepção de igualdade, poder e criação de leis.

Biografia do Autor

Diego Emerson Silva Costa, PPGD/UNIFG

Professor Universitário e Coordenador do Curso de Direito da Faculdade Pitágoras de Guanambi, Graduado em Direito pela Faculdade Guanambi, Graduado em Administração pela Universidade do Estado da Bahia, Pós-Graduado em MBA de Finanças e Controladoria pela Faculdade Guanambi. Pós-Graduado em Gestão de Pessoas; Pós-Graduado em Marketing e Gestão Estratégica; Pós-Graduado em Contabilidade Pública e Lei de Responsabilidade Fiscal pela Faculdade Rio Sino - RISO. Pós-Graduado em Direito Público pela Faculdade Guanambi. Mestre em Direito pelo PPGD/UNIFG E-mail: diego.emerson.costa@gmail.com.

Ana Luiza Bezerra Chagas, PPGD/UNIFG

Professora Universitária, Graduada em Direito pela Unifg, pós-graduada em Processo Civil, mestranda em Direito pelo PPGD/Unifg, e-mail: analu.alb52@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Costa, D. E. S. ., Chagas, A. L. B. ., & Alvarenga, B. C. . (2022). REFLEXÕES SOBRE O PRINCÍPIO DA IGUALDADE A PARTIR DE UMA ANÁLISE DA OBRA “A REVOLUÇÃO DOS BICHOS” DE GEORGE ORWELL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 1539–1554. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5824