POTENCIALIDADE PEDAGÓGICA DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS NO ENSINO FORMAL DOS ALUNOS DE NÍVEL TÉCNICO DA ESCOLA DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (EMUFPA)

Autores

  • Luiz Otávio Albuquerque Universidade Federal do Pará
  • Andresa Harada Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5812

Palavras-chave:

Tecnologia. Aplicativo. Docentes. Teoria. Música.

Resumo

A pesquisa sob o título Potencialidade pedagógica de dispositivos eletrônicos no ensino formal dos alunos de nível técnico da escola de música da universidade federal do Pará (EMUFPA). O contexto provocativo ao estudo foi subsidiado por leituras referente aos avanços tecnológicos e adaptações pedagógicas no ensino formal na aprendizagem de música, que têm ocorrido em paralelo ao ensino tradicional de música. As observações empíricas iniciais sinalizam um descompasso entre o tradicionalismo do ensino de música e a inclusão pedagógica de dispositivos eletrônicos. A questão nuclear da pesquisa consiste: qual a potencialidade pedagógica do uso de dispositivos eletrônicos na aprendizagem formal de música? Por decorrência lógica, as variáveis constitutivas do objeto de estudo são respectivamente: uso pedagógico de dispositivos eletrônicos e resultantes na aprendizagem musical. Trata-se de estudo descritivo analítico. Os fundamentos teóricos são pendulares entre paradigma da complexidade requerendo uma visão mais sistêmica e configurações pedagógicas frente a absorção de novas tecnológicas eletrônicas na área musical. A metodologia investigativa tem por instrumento de obtenção de dados: questionários semiestruturados que possa esclarecer a aplicabilidade do dispositivo eletrônico no dia a dia do aluno, sendo utilizado pelo professor para gerar uma harmonia entre a didática de ensino mais atualizada, maior interesse nas aulas e concentração e conectividade com o mundo. Tendo dois segmentos básicos: docentes e dissentes. Os resultantes possíveis se expressam num traçar paralelo entre tradicionalismo pedagógico no ensino da música frente a emergência de dispositivos que estão sendo usados por docentes e mesmo por discentes de forma voluntária, sem uma devida orientação podendo evitar um possível desgaste em sua aplicabilidade.

Biografia do Autor

Luiz Otávio Albuquerque, Universidade Federal do Pará

Professor da Escola de Música da Universidade Federal do Pará - (EMUFPA) UFPA.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Albuquerque, L. O. ., & Harada, A. . (2022). POTENCIALIDADE PEDAGÓGICA DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS NO ENSINO FORMAL DOS ALUNOS DE NÍVEL TÉCNICO DA ESCOLA DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (EMUFPA). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 252–262. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5812