O PROCESSO DE MORTE E MORRER: A PERCEPÇÃO DO ENFERMEIRO

Autores

  • Rebeca Maria dos Santos Silva Centro Universitário Dom Pedro II 
  • Andressa dos Santos de Jesus Centro Universitário Dom Pedro II
  • Aiana da Silva Garcia Sales Centro Universitário Dom Pedro II 
  •   Cathaline Teles Almeida Quirino Centro Universitário Dom Pedro II 
  •   Erica Souza dos Santos Centro Universitário Dom Pedro ll
  •   Jaqueline Costa Bacelar Barreto Centro Universitário Dom Pedro II 
  • Letícia Souza dos Santos Unime 
  •   Marília Aquino de Andrade Centro Universitário Dom Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5571

Palavras-chave:

Adaptação psicológica. Atitude frente à morte. Enfermeiro. Morte.

Resumo

Introdução: A morte pertence ao ciclo natural da vida — nascimento, desenvolvimento e morte. Atualmente este fenômeno ainda é visto como tabu pela sociedade. Os enfermeiros apesar de deparar-se regularmente com a finitude do  ser, possuem uma maior fragilidade e resistência em especial para aceitar este evento, que é frequentemente encarado como o oposto da sua profissão. Objetivo: Descrever o que tem sido publicado sobre a perspectiva do enfermeiro diante do processo de morte e morrer. Metodologia: Trata-se de um artigo de revisão sistemática de literatura na área de enfermagem com abordagem qualitativa descritiva, que busca por meio de artigos originais, publicações que discorram sobre o tema processo morte e morrer. Este estudo constituiu-se em publicações indexadas no banco de dados eletrônico da Biblioteca Virtual em Saúde, referente aos sentimentos do enfermeiro diante da morte, no período de 2011 a 2020. Resultados: Realizada busca no banco de dados, foram encontrados 10 artigos que abordavam o objeto de estudo. Após a leitura exaustiva desses artigos, emergiram as seguintes categorias de análise: o processo de morte e morrer, o processo de morte e morrer no contexto hospitalar, o enfermeiro diante do processo de morte e morrer e dificuldades e estratégias no enfrentamento do processo de morte e morrer. Considerações finais: Levando-se em conta o que foi observado durante a concepção desta pesquisa é proposto então um investimento na qualificação de enfermeiros ainda na graduação, com a oferta de que a temática possua uma disciplina especifica com técnicas e práticas aplicadas em sala de aula, tornando assim o futuro profissional mais preparado e habilitado para lidar com este processo.

Biografia do Autor

Rebeca Maria dos Santos Silva, Centro Universitário Dom Pedro II 

Formação: Enfermeira Instituição: Centro Universitário Dom Pedro II E-mail: rebecamaria98@outlook.com.

Andressa dos Santos de Jesus, Centro Universitário Dom Pedro II

Formação: Enfermeira, Instituição: Centro Universitário Dom Pedro II E-mail: andressasantos57@hotmail.com.

Aiana da Silva Garcia Sales, Centro Universitário Dom Pedro II 

Formação: Graduanda em Enfermagem, Instituição: Centro Universitário Dom Pedro II E-mail: garciaaiana5@gmail.com.

  Cathaline Teles Almeida Quirino, Centro Universitário Dom Pedro II 

Formação: Enfermeira, Instituição: Centro Universitário Dom Pedro II. E-mail: catinhatquirino@gmail.com. 

  Erica Souza dos Santos, Centro Universitário Dom Pedro ll

Formação: Graduanda em Enfermagem, Instituição: Centro Universitário Dom Pedro ll .E-mail: erica.dejesus@hotmail.com.

  Jaqueline Costa Bacelar Barreto, Centro Universitário Dom Pedro II 

Formação: Enfermeira, Instituição: Centro Universitário Dom Pedro II E-mail: jaqueline.bacelar@hotmail.com.

Letícia Souza dos Santos, Unime 

Formação: Enfermeira, Instituição: Unime E-mail: leticiasanttos578@gmail.com. 

  Marília Aquino de Andrade, Centro Universitário Dom Pedro II

Formação: Graduanda em Enfermagem, Instituição: Centro Universitário Dom Pedro II E-mail: mariliaaquino20@gmail.com.

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Publicado

2022-05-31

Como Citar

Silva, R. M. dos S. ., Jesus, A. dos S. de ., Sales, A. da S. G. ., Quirino,  CathalineT.A., Santos,  EricaS.dos., Barreto,  JaquelineC.B., … Andrade,  MaríliaA.de. (2022). O PROCESSO DE MORTE E MORRER: A PERCEPÇÃO DO ENFERMEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 1545–1561. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5571